Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Mídias do jornalismo profissional são as fontes mais confiável, revela pesquisa


Por Redação GMC Online Publicado 31/03/2025 às 10h51
Ouvir: 00:00
homem-sorridente-de-alto-angulo-no-modelo-de-escritorio_23-2148326978
Foto: Freepik

Um estudo conduzido pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, plataforma de monitoramento de redes sociais, aponta que os meios de comunicação tradicionais, especialmente o rádio, e o jornalismo profissional são considerados as fontes de informação mais confiáveis pelos brasileiros.

Por outro lado, as redes sociais e os influenciadores digitais aparecem como os menos confiáveis. O rádio lidera a percepção de credibilidade, com 81% de aprovação, seguido pela TV por assinatura (75%), TV aberta (70%), publicações impressas (68%) e portais de notícias (59%). Em contraste, aplicativos como WhatsApp, Telegram e Discord alcançam 51% de confiança, enquanto blogs (43%), redes sociais (41%) e influenciadores digitais (35%) registram índices mais baixos.

Além disso, a pesquisa revela que sites governamentais (71%), páginas de empresas (70%), publicidade (70%), comunicações internas (69%) e redes sociais institucionais (60%) também são bem avaliados, com índices de confiança superiores a 60%.

O levantamento entrevistou 2.051 pessoas em todas as regiões do país, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, utilizando como base os dados do Censo do IBGE de 2022.

Apesar da baixa confiança nas redes sociais (41%), elas continuam sendo o meio de comunicação mais acessado, utilizado por 74% dos participantes, superando ligeiramente o WhatsApp e o Telegram, que somam 73%.

Entre os fatores que contribuem para a credibilidade dos veículos de comunicação, os mais citados foram o uso de fontes confiáveis (51%), a apresentação de dados claros (35%), a qualidade do conteúdo (32%), o profissionalismo dos jornalistas ou apresentadores (31%) e a reputação do veículo (21%).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Estamos desesperados’, diz dono de restaurante em Pinheiros que está sem luz há dias


Apesar de a concessionária de energia Enel afirmar já ter normalizado o serviço na Grande São Paulo, paulistanos seguem reclamando…


Apesar de a concessionária de energia Enel afirmar já ter normalizado o serviço na Grande São Paulo, paulistanos seguem reclamando…

Geral

Com alerta de chuva intensa, Aneel determina reforço em plano de distribuidoras de SP e RJ


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou às distribuidoras de eletricidade que atuam nos Estados de São Paulo e…


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou às distribuidoras de eletricidade que atuam nos Estados de São Paulo e…

Geral

Nova espécie de sapo brasileiro é batizada em homenagem ao presidente Lula


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…