Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Ministério da Justiça abre processo contra 26 empresas por telemarketing abusivo


Por Agência Estado Publicado 27/07/2022 às 15h46 Atualizado 20/10/2022 às 13h54
Ouvir: 00:00

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, anunciou nesta quarta-feira, 27, que abriu processos administrativos contra 26 empresas por prática de telemarketing abusivo. Entre as companhias notificadas a apresentarem defesa estão bancos, empresas de telecomunicações e centrais de telemarketing. Se houver condenação, as empresas poderão pagar multa de até R$13 milhões cada.

Os dirigentes dos Procons, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram comunicados sobre a abertura dos processos administrativos, para que tomem as medidas que julgarem cabíveis.

A abertura dos processos é um desdobramento da decisão que, no último dia 18 de julho, suspendeu atividades irregulares de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras.

A suspensão foi determinada pela Senacon com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br – foram 14.547 reclamações nos últimos três anos. O Ministério da Justiça entendeu que a prática do telemarketing ativo abusivo afronta os preceitos do Código de Defesa do Consumidor, da Lei Geral de Proteção de Dados e do Marco Civil da Internet.

O telemarketing abusivo consiste em ligações que oferecem produtos ou serviços sem a autorização dos consumidores. Segundo o Ministério da Justiça, tais abordagens são, em sua maioria, realizadas com dados obtidos de maneira ilegal.

Novo canal de denúncia

O Ministério da Justiça também lançou um canal na internet, no último dia 20 de julho, para os cidadãos denunciarem as empresas que insistirem nessas práticas. O canal consiste em um formulário, que pode ser preenchido online por meio do link denuncia-telemarketing.mj.gov.br.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel diz que deve restabelecer o fornecimento de energia em SP até a noite de domingo, 14


A Enel afirmou em comunicado que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo até…


A Enel afirmou em comunicado que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo até…

Geral

Inmet: vendaval em área atendida pela Enel-SP foi o mais prolongado em 19 anos


Os ventos fortes que atingiram São Paulo no começo desta semana foram o mais prolongados já registrados na área de…


Os ventos fortes que atingiram São Paulo no começo desta semana foram o mais prolongados já registrados na área de…