Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de setembro de 2024

Missão que leva civis para ‘caminhada’ no espaço é lançada pela SpaceX


Por Agência Estado Publicado 10/09/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
image
Foto: Ilustrativa/Reprodução/YouTube

A SpaceX, empresa de tecnologia espacial de Elon Musk, lançou nesta terça-feira, 10, a missão Polaris Dawn que leva civis para uma “caminhada” no espaço. A viagem tem previsão de cinco dias de duração e conta com quatro pessoas na tripulação: Jared Isaacman, o comandante, Scott Poteet, ex-piloto da Força Aérea, Sarah Gillis e Anna Menon, engenheiras da empresa. Esta é a primeira vez, desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos ficarão tão distantes da Terra, há cerca de 1,4 mil quilômetros.

A decolagem, inicialmente prevista para o dia 27 de agosto, do Centro Espacial Kennedy da agência espacial americana (Nasa), na Flórida, sofreu uma sequência de adiamentos devido a problemas técnicos, mau tempo e suspensão da aviação americana. Agora, a Space X se tornará a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial – com a cápsula Dragon totalmente despressurizada -, o que está sendo considerado como uma revolução para o turismo espacial.

Segundo a Nasa, os cinturões de radiação, áreas que o grupo pretende explorar, são lugares onde as concentrações de partículas de alta energia do sol interagem com a atmosfera da Terra e ficam presas, criando duas faixas perigosas de radiação. Além disso, a espaçonave vai abrir para que os tripulantes possam “caminhar pelo espaço”. Será a primeira vez que astronautas não governamentais encararão esse desafio.

O objetivo final do Programa Polaris é validar a tecnologia da Space X para poder levar civis até o espaço. A missão conta com trajes especiais, recursos inéditos de suporte à vida, pesquisas médicas sobre altitude e teste de conexão de internet no espaço.

Entre os objetivos da Polaris Dawn, também estão o desenvolvimento de pesquisas científicas, como o uso de ultrassom para monitorar, detectar e quantificar êmbolos gasosos venosos, o estudo sobre a doença de descompressão e o entendimento de como a radiação espacial afeta os sistemas humanos além de fornecer amostras biológicas para análises em um Biobanco de longo prazo e a pesquisa sobre a Síndrome Neuro-Ocular Associada ao Voo Espacial (SANS).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Suzane Richthofen faz concurso para trabalhar no Tribunal de Justiça


Cumprindo pena em liberdade pela morte dos pais, Suzane von Richthofen, de 41 anos, está prestando concurso público para ingressar…


Cumprindo pena em liberdade pela morte dos pais, Suzane von Richthofen, de 41 anos, está prestando concurso público para ingressar…

Geral

Justiça determina que Estado do Rio e SuperVia cheguem a acordo até o dia 30 de setembro


A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Estado e a concessionária SuperVia continuem negociando um entendimento para manter…


A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Estado e a concessionária SuperVia continuem negociando um entendimento para manter…