Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Monitor do PIB da FGV mostra queda de 0,8% em agosto ante julho


Por Agência Estado Publicado 19/10/2022 às 13h39 Atualizado 21/10/2022 às 20h55
Ouvir: 00:00

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma retração de 0,8% em agosto ante julho, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com agosto de 2021, a atividade econômica teve expansão de 3,7% em agosto de 2022.

“A queda da atividade econômica em agosto está associada às retrações na indústria e nos serviços. Destaca-se que houve recuos na maior parte das atividades que compõem estes dois setores. Pela ótica da demanda, o destaque é a queda do consumo das famílias em agosto, na comparação com julho. Dada a importância que o consumo tem apresentado em 2022, sendo considerado o principal responsável pelo bom desempenho da economia no primeiro semestre, sua retração em agosto sinaliza provável dificuldade de manutenção do crescimento na economia na segunda metade do ano”, afirmou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias caiu 0,5% em agosto ante julho. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) teve uma elevação de 0,7% no período. A exportação de bens e serviços registrou crescimento de 0,6% em agosto ante julho, enquanto a importação recuou 0,3%.

“Em divulgações anteriores do Monitor do PIB-FGV já foi destacado que devido aos juros estarem em patamares elevados, era esperado que a economia se enfraqueceria no segundo semestre. A retração registrada na atividade econômica em agosto pode ser uma sinalização que a esperada desaceleração da economia chegou”, completou Trece.

Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 6,310 trilhões de janeiro a agosto de 2022, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 20,0% em agosto de 2022.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel diz que deve restabelecer o fornecimento de energia em SP até a noite de domingo, 14


A Enel afirmou em comunicado que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo até…


A Enel afirmou em comunicado que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo até…

Geral

Inmet: vendaval em área atendida pela Enel-SP foi o mais prolongado em 19 anos


Os ventos fortes que atingiram São Paulo no começo desta semana foram o mais prolongados já registrados na área de…


Os ventos fortes que atingiram São Paulo no começo desta semana foram o mais prolongados já registrados na área de…