Morte de idoso é a primeira confirmada por varíola do Alasca no mundo
Os Estados Unidos registraram o primeiro caso de morte provocada por uma rara infecção da doença conhecida como Alaskapox (AKPV) ou varíola do Alasca. O vírus, descoberto em 2015, pertence ao mesmo gênero responsável por causar a varíola.
Um boletim informando sobre a morte do paciente foi divulgado pelas autoridades locais de saúde na última sexta-feira, 9. Segundo o documento, trata-se do “primeiro caso de infecção grave por varíola do Alasca resultando em hospitalização e morte. O status de imunocomprometido do paciente provavelmente contribuiu para a gravidade da doença”.
O paciente, identificado como um idoso imunocomprometido por conta do uso de medicamentos para o tratamento de câncer, vivia na remota Península de Kenai e não teve a idade revelada. Ele teria notado um ferimento vermelho na pela da axila em setembro do ano passado. Após buscar ajuda de médicos, ele deu início a um tratamento com antibióticos, sem resultados.
Nas semanas seguintes, o paciente começou a sentir fadiga e dor no ombro. Em meados de novembro, ele foi hospitalizado. De acordo com o Departamento de Saúde do Alasca, o homem morreu no final de janeiro.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online