Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Mounjaro mexe com sinais cerebrais para controlar impulsos, diz estudo


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/11/2025 às 18h37
Ouvir: 00:00

Destaque nos últimos anos como esperança no tratamento da obesidade, o Mounjaro (tirzepatida) age de mais formas do que os cientistas esperavam. A princípio, o medicamento influenciava apenas os hormônios que controlam o sistema de saciedade — porém, um novo estudo descobriu efeitos no cérebro.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicaram nesta segunda (17/11), na revista Nature Medicine, um estudo que mostra a ação da tirzepatida em uma região do cérebro chamada de núcleo accumbens. Esta parte do órgão faz parte do sentimento de recompensa, motivação e vício.

LEIA TAMBÉM: Orçamento de Maringá é o que mais cresce entre cinco maiores cidades do Paraná

image
Foto: Freepik

O estudo é pequeno, com três pacientes com obesidade severa e compulsão alimentar. Todos tinham um neuroestimulador no núcleo accumbens para registrar as oscilações elétricas que aparecem quando o indivíduo está com vontade de comer.

Em dois dos participantes, foram aplicados estímulos elétricos para tentar ensinar o cérebro e diminuir a vontade de comer. Na paciente que usava a tirzepatida, foi possível perceber que o medicamento sozinho mexia com o padrão de atividade elétrica no órgão.

Segundo os pesquisadores, a paciente relatava menos “fissura” por comida e uma diminuição do chamado barulho alimentar, um “ruído” que faz o indivíduo pensar em se alimentar o tempo todo. Porém, o cérebro parece ter se adaptado ao remédio pouco tempo depois.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Brasil tem a maior queda em número de nascimentos em mais de três décadas


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…


O Brasil registrou uma queda expressiva no número de nascimentos no ano passado, segundo revelam novos números do Registro Civil…