O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) vai investigar o acionamento de uma sirene da mineradora Anglo American, ocorrido na quinta-feira, 12. O episódio se deu na comunidade de São José do Jassém, dividida entre os municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, e atingiu populações localizadas em Zonas de Autossalvamento (ZAS) ligadas à barragem e aos diques da mineradora.
“A reincidência dos acionamentos indevidos das sirenes da Anglo American preocupa”, disse o MP-MG em nota. Dois acionamentos já levaram pânico a comunidades da região. Após o primeiro deles, em 2020, foram ajuizadas ações civis públicas que resultaram em acordos de R$ 2 milhões a título de dano moral coletivo e de R$ 5 mil por pessoa a título de direitos individuais homogêneos, informa o MP-MG.
Já no ano passado, houve um segundo acionamento, cujas circunstâncias fazem parte de uma investigação por parte do MPMG, à qual deverão juntar-se as apurações dos fatos do dia desta quinta-feira.
As Promotorias de Justiça do Serro e de Conceição do Mato Dentro atuarão em conjunto para apurar as circunstâncias do acionamento indevido da sirene e eventuais responsabilizações, além da busca por indenizações à comunidade atingida, conforme a comunicação do MP-MG.
Nota de posicionamento
A companhia divulgou uma nota sobre o incidente:
“A Anglo American informa que, na tarde desta quinta-feira (12), foi identificado um acionamento acidental em sirenes da barragem do Sistema Minas-Rio, localizadas próximas aos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG).
A empresa reforça que não há situação de emergência ou necessidade de evacuação. A barragem e os diques de contenção do Sistema Minas-Rio permanecem seguros, sem qualquer desvio nos indicadores de estabilidade, que são acompanhados continuamente por monitoramento geotécnico 24 horas por dia, sete dias por semana.
Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Anglo American acionou as equipes responsáveis para verificação do sistema de sirenes e checagens de rotina. Os órgãos competentes foram comunicados, e as causas do acionamento estão sendo apuradas.
A empresa diz que lamenta o ocorrido e manterá a população e as autoridades informadas por meio dos seus canais oficiais.”