Gail Lane, de 75 anos, viveu sem enxergar por dez anos devido a danos severos nas córneas provocados por um distúrbio autoimune. A canadense recuperou parte da visão e pôde voltar a ver o marido e o cachorro depois de passar por uma cirurgia complexa que implantou seu dente no olho.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O procedimento, conhecido como osteo‑odonto‑ceratoprótese ou “cirurgia dente no olho”, envolveu extrair um dos dentes de Gail e inserir nele uma microlente para, em seguida, implantar toda a estrutura no olho, substituindo a córnea danificada.
LEIA TAMBÉM: Filha encontra mãe morta em casa após briga com namorado em Paiçandu
Essa cirurgia rara, usada apenas em casos específicos e realizada por poucos centros especializados mundialmente, traz esperança para pacientes que perderam a visão por lesões extremas na córnea.
Gail foi uma das poucas pessoas no Canadá a passar por esse tipo de cirurgia. O procedimento foi realizado no Hospital Mount Saint Joseph, em Vancouver, pelo oftalmologista Greg Moloney.
Cirurgia dente no olho
O procedimento ocorre em duas etapas: primeiro, o dente é colocado na bochecha para que seja envolto por tecido conjuntivo. Depois, o conjunto — dente mais tecido — é removido e preparado com uma lente, sendo então transferido para o olho, onde assume a função de córnea artificial.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.