Música pode afetar o crescimento das plantas? Entenda a polêmica


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Um pouco de música clássica no quintal pode ajudar no crescimento das plantas? Um rock pesado pode atrapalhar a evolução delas? A ideia de que a música pode influenciar o desenvolvimento das plantas desperta curiosidade entre pesquisadores. A comunidade científica ainda diverge sobre o assunto, mas já existem estudos que apontam para uma relação.

Um estudo de 2024, realizado por pesquisadores australianos, indicou que a música pode ajudar indiretamente no crescimento das plantas. A pesquisa foi publicada na revista científica Biology Letters.

LEIA TAMBÉM: Confira a previsão do tempo para este domingo, 24, em Maringá e no Paraná

Foto: Freepik | Reprodução

Ondas sonoras foram usadas para o desenvolvimento e a produção de esporos do fungo Trichoderma harzianum, organismo que ajuda a proteger as plantas contra patógenos, estimular sua evolução e melhorar a absorção de nutrientes.

Em comparação aos que não receberam estímulo sonoro, os fungos expostos a frequências sonoros específicas cresceram mais rapidamente. Os cientistas explicam que o fungo não ouve a música, mas as vibrações provavelmente ajudam na mudança do comportamento celular do organismo, melhorando o metabolismo e acelerando o crescimento.

No entanto, não é qualquer música que ajuda no processo. Batidas ritmadas e frequências baixas foram as “preferidas”. Sons caóticos ou muito altos não surtiram efeito e até prejudicaram os fungos em alguns casos.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile