Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2025

Na COP30, Ana Toni defende meios inovadores de financiamento climáticos


Por Agência Estado Publicado 13/11/2025 às 13h24
Ouvir: 00:00

A CEO da Cúpula das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, Ana Toni, defendeu o desenvolvimento de meios inovadores de financiamentos climáticos, principalmente para iniciativas de adaptação. “Essa é a COP da implementação, mas isso não é possível sem financiamento”, afirmou. “Precisamos pensar em instrumentos criativos para ajudar os países em desenvolvimento”, disse, ressaltando que o foco deve ser na adaptação, pois já existem mais opções disponíveis para projetos de mitigação.

Ana Toni falou sobre o tema durante o lançamento da Iniciativa de Dívida com Múltiplas Garantias para a Resiliência. O projeto foi concebido como forma de expandir o uso de swaps de dívida como ferramenta para desbloquear novos financiamentos para a resiliência e adaptação às mudanças climáticas.

A iniciativa tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Desenvolvimento do Caribe e do Banco de Desenvolvimento da América Latina. “Está claro que os bancos multilaterais de desenvolvimento são um componente central das soluções para o financiamento climático”, afirmou Ana Toni.

O instrumento é voltado para países em desenvolvimento com pouco espaço fiscal, mas com endividamento controlado, segundo o conselheiro especial do BID, Avinash Persaud. “Acreditamos que a iniciativa pode ter um impacto muito relevante, porque os países poderão investir sem precisar elevar a dívida”, disse.

*A repórter viajou a convite da Motiva, idealizadora da Coalizão pela Descarbonização dos Transportes

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…