Não é 12 por 8! Saiba valores ideais de pressão arterial após os 70
A pressão arterial ideal não é mais a conhecida 12 por 8. Para idosos, principalmente os mais frágeis, os limites considerados saudáveis mudaram nos últimos anos.

Atualizações das diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), publicadas em 2024, e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de 2023, dão o alerta de que os valores ideais para pessoas saudáveis a partir dos 70 anos devem ser ao redor de 11 por 7.
Idosos com pressão alta
É comum que idosos tenham a pressão arterial alta. Neste caso, as diretrizes da SBC preveem 13 por 8 como limite saudável. No Brasil, estima-se que mais de 60% dos idosos convivem com valores de pressão maiores do que o recomendado.
“Com o envelhecimento das artérias, ocorre seu endurecimento e diminuição de sua capacidade de distender. Além disso, o indivíduo da terceira idade fica mais tempo exposto a condições que favorecem o aparecimento de condições médicas subjacentes como diabetes e obesidade. Doenças renais também tendem a colaborar com o desenvolvimento da hipertensão”, explica o cardiologista Anis Ghattás Mitri Filho, presidente da Santa Casa de Chavantes, em São Paulo.
Valores ideais de pressão arterial
O número alarmante de pessoas com hipertensão acende o alerta para a necessidade de uma atenção individualizada para as condições cardíacas de pessoas idosas, especialmente das mais velhas, a partir dos 85 anos. Conhecendo os valores de referência atuais, porém, é possível iniciar o tratamento antes de que o problema se agrave.
As diretrizes atuais adotam três faixas de referência:
- Pressão não elevada: até 12 por 7;
- Pressão elevada: entre 12 por 7 e 14 por 9;
- Hipertensão: acima de 14 por 9.
Isso muda a interpretação do 12 por 8, visto como um sinal amarelo de atenção, e não mais como ideal a ser alcançado.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.