Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

‘Navio de gelo’ próximo à Antártica desperta teorias de conspiração


Por Creative Hut Publicado 18/08/2020 às 13h57 Atualizado 25/02/2023 às 05h49
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução/Youtube

Um objeto encontrado por um internauta no Google Earth tinha cerca de 121 metros de comprimento e lembrava o formato de um navio, enterrado pelo gelo, próximo à Antártica. A descoberta provocou uma onda de teorias de conspiração na internet, em que pessoas afirmaram ser um barco ligado a uma base nazista no ártico, ou usado para transporte de líderes mundiais em tempos de crises globais. As informações são do jornal The Sun.

O vídeo do achado foi postado no Youtube no início do mês. “Ele tem uns 120 metros de comprimento”, descreve. O seu canal é conhecido por compartilhar e discutir descobertas raras e incomuns no Google Earth e outras plataformas.

Ele destaca o grande monte de gelo no meio da paisagem de neve. Quando o modo 3D é ativado, o objeto lembra um navio. Usuários do Youtube sugeriram que a descoberta esteja ligada a conspirações sobre vários governos.

Um deles diz que “é provavelmente um navio produzido durante a Segunda Guerra Mundial”. Outro parece acreditar que foi deixado ali por extraterrestres.

“[Cientistas] têm ido lá [na Antártica] por 80 anos ou mais, a gente não sabe o que eles descobriram ou deixaram para trás”, afirma um comentário.

Alguns conspiracionistas sugeriram que a carcaça seria usada para que líderes mundiais pudessem escapar de desastres naturais.

Foto: Reprodução/The Sun

“Há uns anos atrás, me disseram que existiam navios enterrados em algum lugar ao norte da costa leste (como os do filme 2012) para salvar pessoas ricas e poderosas quando as Ilhas Canário for atingida por um terremoto que acabaria com a região”, escreveu um usuário.

Possível resposta

Embora alguns argumentos possam parecer convincentes, é provável que haja uma explicação mais simples para o ‘navio de gelo’. A descoberta pode ter sido resultado de pareidolia – um fenômeno psicológico que faz com que o cérebro humano reconheça formas, estruturas e padrões onde não existe. Acontece quando enxergamos animais e formas em nuvens ou em formações rochosas, por exemplo.

Apesar de estranha e confusa, a pareidolia é bastante comum.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Quadrilha que comprava drogas no Paraguai para revender em SP é alvo de operação


Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagraram na manhã desta quinta-feira, 18, a Operação Argyros, que mira uma…


Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagraram na manhã desta quinta-feira, 18, a Operação Argyros, que mira uma…