Nipah: virologista explica se há chances de o vírus chegar no Brasil


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
Foto: Pixabay

A Índia enfrenta um novo surto do vírus Nipah. De acordo com os dados mais recentes, até esta sexta, 15, cinco casos e dois óbitos foram reportados no estado de Kerala. Este episódio marca o quarto surto associado ao patógeno na região indiana desde 2018.

Diante da situação, a comunidade internacional acendeu um alerta sobre o potencial pandêmico do Nipah, que consta na lista de atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) de patógenos com potencial pandêmico. No entanto, as chances de o vírus chegar ao Brasil são pequenas, ao menos por enquanto.

“Devemos estar atentos ao que está acontecendo na Índia para observar se houve alguma transferência a outras regiões além de Kerala”, alerta o virologista Fernando Spilki, da Universidade Feevale e coordenador da Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Ele acrescenta que, se forem mantidos os cuidados que as autoridades indianas dizem estar tomando, a tendência é que o vírus mantenha-se restrito à região. “O risco de disseminação a outros países está relacionado à falha no controle local sobre quem entra e quem sai” , afirma o virologista.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile