Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Nutri lista 2 sementes com potencial de evitar os picos de glicose


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 27/04/2025 às 10h26
Ouvir: 00:00

Frutas, chás e iogurte natural estão entre as opções com potencial de evitar os picos de glicose. Conhecida como hiperglicemia, essa condição ocorre quando os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente chegando a um índice acima do normal. Danos a órgãos, como rins, olhos e nervos, e o aumento do risco de doenças cardiovasculares são algumas das consequências do quadro.

Manter uma alimentação equilibrada costuma ser a recomendação dos especialistas para quem deseja se preservar dos picos de glicose. A nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo, explica os benefícios de incluir duas sementes nas refeições — a chia e a linhaça — com a finalidade de evitar o “boom” do açúcar no sangue. “Ambas são ricas em fibras e ômega 3, e também dão saciedade”, cita.

WhatsApp Image 2025-04-27 at 10.24.38
Foto: Getty Images | Divulgação

Com relação à chia e à linhaça serem fontes de fibras solúveis, a especialista menciona que esses componentes “formam um gel no estômago capaz de retardar a digestão e a absorção de carboidratos, evitando o pico glicêmico”. Também presente nas sementes, o ômega 3 tem ação anti-inflamatória e melhora a sensibilidade à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, conforme frisa Andrezza.

O consumo das sementes pode ser feito em qualquer horário do dia, segundo a nutricionista. Entretanto, comer chia ou linhaça no período matutino tende a ajudar a controlar os níveis de glicemia ao longo do dia. A quantidade ideal diária varia entre duas colheres de chá ou uma de sopa.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Brasil tinha 596,3 mil fundações e associações sem fins lucrativos em 2023, mostra IBGE


O Brasil tinha 596,3 mil unidades de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (Fasfil) atuando no País no ano…


O Brasil tinha 596,3 mil unidades de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (Fasfil) atuando no País no ano…