Nutri revela hortaliça que ajuda a prevenir osteoporose


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Com um sabor característico que mistura o picante e o amargo, o agrião pode não ser a hortaliça preferida das saladas brasileiras, mas é uma das campeãs quando o assunto é nutrientes. Prova disso é que um estudo do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos já elegeu a folha como o vegetal mais nutritivo do mundo, apontando-a como uma grande aliada na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e formação de células cancerígenas.

Foto: Freepik

Rico em vitaminas do complexo A, C e K, o agrião se destaca por apresentar uma alta densidade nutricional. Mesmo em pequenas porções, consegue proporcionar uma gama de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo — algo que poucos alimentos entregam de forma tão eficiente.

A nutricionista clínica Juliana Andrade destaca que, diferentemente de outras folhas verdes, o agrião contém compostos antioxidantes específicos, como glucosinolatos e isotiocianatos, associados a propriedades que impedem o crescimento desordenado de células cancerígenas. “Também fornece minerais como cálcio, potássio e ferro em quantidades relevantes, o que o diferencia de folhas mais populares, como alface ou rúcula”, explica.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile