Nutricionista cita 4 alimentos que ‘destroem’ a saúde do fígado


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Na engrenagem que é o corpo humano, o fígado tem a missão de ajudar o organismo a se livrar de toxinas e resíduos. Em entrevista ao portal EatingWell, a nutricionista Toby Amidor explicou que o órgão é “multitarefa” e, inclusive, soma mais de 500 funções, desde remover bactérias do sangue a produzir a bile.

Foto: Julien Tromeur/Unsplash

A nutricionista destacou que o quadro de fígado gorduroso é conhecido como “assassino silencioso”, porque os pacientes só descobrem a doença em nível avançado, a ponto de precisar de um transplante do órgão. A especialista em nutrição clínica frisou que o fígado requer cuidados, assim como o cérebro e o coração.

Veja os 4 alimentos:

  1.  Álcool : a doença hepática associada ao álcool é resultado do consumo exagerado de bebidas alcoólicas por anos. A ingestão excessiva dessas substâncias tende a deixar o fígado inflamado.
  2. Comidas fritas: ricos em gordura saturada, alimentos como frango empanado e batata frita são ruins para a saúde do fígado. 
  3. Carnes processadas:Salame, bacon e salsicha trazem alto teor de gordura saturada. Esses tipos de carnes processadas podem afetar o funcionamento do fígado.
  4. Refrigerantes: o refrigerante é uma bebida com alto teor de açúcar adicionado, composto que fornece pouco e nada de nutrientes ao organismo.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile