Nutricionista elenca 5 regras para emagrecer e conseguir manter o peso


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
image-15
Imagem de Freepik

Emagrecer e conseguir manter o novo peso é uma missão fácil para algumas pessoas e quase impossível para outras. Ao segundo grupo, a nutricionista Guna Bilande garantiu que dá para atingir o objetivo em 2024. De acordo com a especialista, quem almeja perder quilos na balança e não ganhá-los novamente precisa seguir cinco regras básicas.

Abaixo, confira as cinco regras:

1. Atente-se a um “prato de alimentação saudável”

Conforme ressaltou a nutricionista, cada refeição deve ter uma estrutura específica, ou seja, 25% do prato precisa conter fontes de proteínas magras, a exemplo de ovo e frango. O outro um quarto necessita abranger vegetais. O restante pode ser preenchido com carboidratos complexos, como arroz ou batata.

2. Prepare as refeições com antecedência

Com a rotina corrida do dia a dia, é comum optar por alternativas prontas. Na avaliação da expert em nutrição, esse hábito tende a ser um grande equívoco, principalmente por quem está em processo de emagrecimento. Ela sugere preparar as refeições em casa por ser mais saudável.

3. Mastigue devagar

Embora Guna tenha especialização em atender pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, os conselhos dela valem também para quem deseja perder peso e adotar um estilo de vida mais saudável. E isso envolve comer devagar e mastigar bem os alimentos.

4. Fique hidratado

Segundo a nutricionista, é benéfico primeiro beber um copo de água ao sentir fome. Ela esclareceu que manter-se bem hidratado e consumir uma alta ingestão de proteínas ajuda na questão da saciedade. “É muito mais provável que opte por menos comida do que se comesse imediatamente”, pontuou.

5. Exercite-se por 30 minutos diariamente

Caso pense que precisa treinar por uma hora ou mais para conseguir emagrecer, a especialista em nutrição instruiu praticar exercícios apenas por 30 minutos. “Você não precisa ir à academia todos os dias, mas é realmente importante manter-se ativo por 30 minutos”, sustentou.

Leia a reportagem completa em Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile