Nutriente comum ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas; veja qual
Considerado essencial para o bom funcionamento do organismo, o magnésio participa de mais de 300 reações bioquímicas. A ingestão adequada dele está relacionada à redução de doenças crônicas. Os benefícios do nutriente podem ser obtidos de forma natural, através da alimentação, ou a partir de suplementação.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A necessidade de suplementação só acontece em rotinas alimentares pobres no nutriente e deve ser recomendada por profissionais. “Grande parte da população consome pouco magnésio, e fatores como estresse e uso de medicamentos aumentam a demanda dos suplementos”, afirma o nutricionista Matheus Maestralle, que atua em Brasília.

Independente da forma de consumo, em níveis adequados, o magnésio ajuda no controle da pressão arterial e da sensibilidade à insulina, ajuda na saúde óssea, previne cãibras e melhora o desempenho físico. Ele também favorece a regulação de humor, sono e ansiedade.
LEIA TAMBÉM: Maior nota do vestibular da UEM deixa de ser de Medicina após 14 anos
A quantidade certa de magnésio varia de acordo com a idade, sexo, fase da vida e condições de saúde. Em média, adultos necessitam entre 310 mg e 420 mg diários do nutriente. No entanto, gestantes, atletas e pessoas com determinadas doenças podem precisar de ajustes.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
