10 de julho de 2025

As mais lidas: Descubra o que colocar no arroz e feijão para reduzir picos de glicose e diminuir gases


Por Redação GMC Online Publicado 01/07/2025 às 13h39
Ouvir: 04:06

Nesse início de julho, o GMC Online resgata reportagens que repercutiram no mês passado. Entre elas, uma dica sobre os ingredientes para acrescentar no arroz e feijão para diminuir gases e picos de glicose. Leia:

A clássica combinação de arroz com feijão, tão presente no dia a dia do brasileiro, pode ficar ainda mais saudável com alguns ingredientes simples e naturais. Além de manter o sabor marcante da receita, é possível reduzir picos de glicose no sangue, melhorar a digestão e diminuir gases e inchaços, apenas adaptando a forma de preparo dos grãos.

ARROZ E FEIJÃO
A clássica combinação de arroz com feijão, tão presente no dia a dia do brasileiro, pode ficar ainda mais saudável com alguns ingredientes simples e naturais. Foto: Pixabay

O que colocar no feijão para reduzir gases e melhorar a digestão

Um dos truques mais eficazes para deixar o feijão menos indigesto é usar a folha de louro. Segundo a nutricionista e psicóloga Cibele Santos, a erva tem mais do que um papel aromático. “Além de enriquecer o sabor, a folha de louro é conhecida por ajudar na digestão. Ela pode suavizar o efeito do feijão no nosso estômago, tornando a refeição mais amigável.”

A folha também contém eugenol, um composto natural com propriedades anti-inflamatórias. “Ele pode até ajudar a aliviar preocupações comuns como inchaço e gases”, explica a profissional. E o melhor: além dos benefícios digestivos, o tempero realça o sabor do preparo, “fazendo com que cada prato se torne uma experiência com sabor único”, diz Cibele.

Para turbinar ainda mais a receita, ela sugere: “Experimente misturar outras especiarias como cominho, pimenta-do-reino e alho. O toque de cebola e um pouquinho de pimentão também podem transformar seu feijão em um prato irresistível.”

O que adicionar no arroz para evitar picos de glicose

Apesar de estar entre os alimentos mais consumidos do Brasil, o arroz branco tem alto índice glicêmico, ou seja, pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Mas isso pode ser evitado com a adição de ingredientes ricos em fibras, como explica a nutricionista Dani Borges.

“Uma das ações que mais abaixa a velocidade de absorção do alimento, que é o índice glicêmico, que é esse pico de glicose, é comer fibras”, afirma Dani.

A especialista recomenda acrescentar chia no arroz para melhorar o controle glicêmico e aumentar a saciedade. As sementes são fontes naturais de fibras e contribuem para o bom funcionamento intestinal e cardiovascular. Além disso, Dani orienta substituir o arroz branco pelo arroz integral, sempre que possível, por ser mais nutritivo.

Ela reforça a importância de uma refeição balanceada: “Manter a glicose alta de forma crônica leva à resistência à insulina, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2”. E completa: “Causa inflamação e danos nos vasos sanguíneos.”

Receita saudável com arroz e feijão: simples e funcional

Pequenas mudanças na receita do dia a dia podem trazer grandes benefícios para a saúde. Incluir louro no feijão e chia no arroz ajuda a controlar a glicose, evitar desconfortos intestinais e ainda valoriza o sabor dos alimentos. Práticas simples que transformam o trivial em uma refeição funcional e poderosa para o organismo.

Com informações do Metrópoles, parceiro do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ABE-EAD questiona no STF constitucionalidade do novo marco do ensino a distância


A Associação dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal…


A Associação dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal…