O que é “cringe”, expressão que viralizou na web?

Se você tem perfil em alguma rede social já deve ter visto a palavra “cringe” por lá. O termo gerou muitos memes e, no Brasil, a repercussão aumentou depois que a podcaster Carol Rocha fez um tweet sobre o tema. Mas o que significa isso?
Na tradução, cringe significa “vergonhoso” e tem sido usado para se referir a situações constrangedoras ou até mesmo a itens que estão fora de “moda”. A expressão tem gerado uma grande reflexão sobre as diferenças entre as gerações Milennials e Z.
No início do tweet, Carol Rocha perguntou aos seguidores o da geração Z o que é “mico” nos Millenials. Logo depois comentou: “(acho q falar mico já passou, é cringe ne)”. Não demorou muito para os internautas começarem a responder quais situações eram cringes.
Coisas como gostar de Disney, usar emojis, tomar café da manhã, usar calça no modelo skinny ou sapatilha de bico redondo, pentear o cabelo repartido para o lado e até usar a palavra “boleto” foram os principais exemplos das atitudes cringes respondidas no tweet de Carol Rocha.
Fazem parte da geração “Millenials” ou “Geração Y” as pessoas nascidas entre 1980 e 1990. Já na “Geração Z”, que também é conhecida por “pós-Millenials” ou “nativos digitais”, estão os nascidos entre 1995 e 2010. Essa geração já nasceu imersa na tecnologia e na internet, por isso também é chamada de “nativos digitais”.
Mesmo fazendo parte da geração Z, têm aqueles que não acham vergonhoso, ou cringe, os hábitos citados no tweet da Carol Rocha. Mas a grande pergunta é: em qual geração você está inserido? O que é cringe para você?
Esse texto contém informações do Isto É.