O tempero comum usado no feijão que diminui gases e facilita a digestão naturalmente
Colocar uma folha de louro no feijão é o segredo de muitas pessoas para agregar ainda mais sabor na hora de servir a refeição. No entanto, apesar de parecer discreto, o tempero desempenha um papel fundamental não só no aroma, mas também em aspectos digestivos.
A nutricionista e psicóloga Cibele Santos destaca que a folha de louro não é somente uma adição aromática, pois traz uma série de benefícios incríveis. “Além de enriquecer o sabor, a folha de louro é conhecida por ajudar na digestão. Ela pode suavizar o efeito do feijão no nosso estômago, tornando a refeição mais amigável.”

Além disso, o tempero pode atuar como anti-inflamatório, pois possui o composto eugenol. “Ele pode até ajudar a aliviar preocupações comuns como inchaço e gases”, destaca a profissional.
De acordo com a nutricionista Juliana Andrade, algumas outras dicas podem ajudar a evitar gases e estufamento provocados pelo feijão em algumas pessoas. “A dica para reduzir os desconfortos é adotar técnicas que minimizam a produção de gases, como deixar o feijão de molho antes do preparo. Em casos de intolerância severa, é importante buscar orientação de um profissional de saúde para avaliar se a exclusão temporária é necessária ou se há outras alternativas”, pontua.
Além disso, o cozimento adequado dos grãos contribui para facilitar a digestão. Outra dica é evitar combinar o feijão com os alimentos ricos em fibras e carboidratos fermentáveis que também podem causar gases, como lentilha, grão-de-bico, ervilha, brócolis, couve-flor, repolho, cebola, alho e aspargos.
Com informações do Metrópoles, parceiro do GMC Online
