Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Onda de calor: Inmet alerta para risco de baixa umidade do ar; veja locais e cuidados


Por Agência Estado Publicado 19/09/2023 às 12h49
Ouvir: 00:00

Diante da onda de calor que atinge praticamente todo o País nesta última semana de inverno, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para a incidência e riscos de baixa umidade do ar. Novas atualizações são feitas constantemente. Nesta semana, os termômetros devem chegar a 40ºC em várias regiões do Brasil.

Baixa Umidade (Perigo)

O aviso de perigo (alerta laranja) é válido até as 19 horas desta terça-feira, 19, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Entre as localidades afetadas estão cidades do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de Brasília. Clique aqui para conferir a lista completa das áreas afetadas.

Fique atento aos principais cuidados:

Beba bastante líquido
Atividades físicas não são recomendadas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Se necessário, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Baixa Umidade (Perigo Potencial)

Já o aviso de perigo potencial (alerta amarelo) é válido até as 22 horas, com a incidência da umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Entre as localidades estão: Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de Brasília

Dependendo da porcentagem da baixa umidade do ar, as recomendações mudam. Veja a seguir quais as orientação no caso de perigo potencial.

Beba bastante líquido.
Evite desgaste físico nas horas mais secas.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Além do forte calor, temporais também devem atingir áreas da região Sul nos próximos dias, segundo o Inmet. “Uma frente estacionária irá influenciar o tempo em parte do Rio Grande do Sul”, estima o órgão.

Também nos próximos dias, um bloqueio atmosférico e uma intensa massa de ar quente vai ganhar força, provocando temperaturas elevadas, pelo menos, até o próximo fim de semana em grande parte do Brasil, incluindo áreas da região Sul, desde o Paraná, passando por Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Condomínio onde mora governador Cláudio Castro é atingido por bala perdida no Rio


Um apartamento do condomínio onde mora o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi atingido por uma bala…


Um apartamento do condomínio onde mora o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi atingido por uma bala…

Geral

Países vulneráveis abandonam sala, se dizem ‘insultados’ e negociação empaca em COP de Baku


– O mais importante evento sobre mudança climática deste ano, a COP29, chegou ao primeiro dia de “prorrogação” com tensão…


– O mais importante evento sobre mudança climática deste ano, a COP29, chegou ao primeiro dia de “prorrogação” com tensão…