Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de janeiro de 2026

Paciente morre durante transferência após incêndio no Hospital das Clínicas em SP


Por Agência Estado Publicado 31/01/2026 às 15h58
Ouvir: 00:00

Um paciente morreu enquanto era transferido do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) durante o incêndio que atingiu o Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital, na sexta-feira, 30. A informação foi divulgada pela instituição neste sábado, 31.

O hospital informou que o paciente, que não teve o nome divulgado, já apresentava quadro “extremamente crítico” mesmo antes do incêndio.

Devido ao fogo, o prédio ficou sem energia elétrica, levando à transferência de pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) e com dependência de aparelhos para respirar.

A vítima apresentou instabilidade durante o trajeto. Ele chegou a receber atendimento imediato, mas faleceu.

“O Instituto do Câncer lamenta profundamente o ocorrido e informa que acolheu a família do paciente, prestando todo apoio e solidariedade neste momento”, informou por nota.

O Hospital das Clínicas da USP abriu uma apuração sobre o episódio. Também determinou o reforço de protocolos de segurança e assistência.

A instituição ainda instalou um novo gerador de eletricidade “para ampliar a segurança e o abastecimento de energia”.

O incêndio

O fogo atingiu o subsolo compartilhado entre o Instituto do Câncer e o Instituto do Coração (InCor), na Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, enquanto a Enel realizava um serviço na via.

Durante o procedimento da concessionária, o gerador do Icesp apresentou falha e entrou em combustão.

A concessionária de energia informou, em nota, que o incêndio ocorreu no gerador que pertence ao hospital “enquanto a rede elétrica da distribuidora estava desligada para a realização de um serviço de emergência na região”.

O Hospital das Clínicas informou que o fogo foi prontamente contido pelo Corpo de Bombeiros, mas a fumaça alcançou o Icesp, o InCor e outros prédios do complexo.

“As equipes assistenciais e de apoio atuaram de forma imediata para orientar pacientes, familiares e colaboradores nas áreas com maior exposição à fumaça”, afirmou a instituição. Neste primeiro momento, continua, não houve registro de feridos.

O incêndio no gerador durante o desligamento da energia da rua pela Enel, para realizar serviço de manutenção, deixou o prédio do Icesp no escuro. Isso ocasionou a transferência dos pacientes da UTI – momento em que um deles morreu.

Ao todo, oito pacientes foram transferidos – cinco para o InCor e três para o Instituto Central.

O Corpo de Bombeiros informou que deslocou oito viaturas e 24 homens para atuar no combate às chamas.

Devido à inalação da fumaça, dez pessoas precisaram de atendimento médico. Por precaução, sete permaneceram em observação no hospital e receberam alta neste sábado.

A Enel disponibilizou dois geradores e uma equipe que ficou à disposição da unidade de saúde na sexta.

A Polícia Civil investiga as causas do incêndio, mas afirma que a morte não teve relação direta com a ocorrência.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Stalker de atriz é preso no interior de São Paulo: ‘Quero você queimada viva’


*Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como violência contra a mulher. Se você se identifica ou conhece alguém que…


*Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como violência contra a mulher. Se você se identifica ou conhece alguém que…