Pais se tornam cada vez mais presentes na vida cotidiana e emocional dos filhos
Antigamente visto predominantemente como provedor, o papel do pai tem evoluído ao longo do tempo, se tornando mais presente na vida dos filhos, participando ativamente e dividindo responsabilidades que, no passado, eram atribuídas exclusivamente às mães.
De acordo com a psicóloga Catiuscia Guerreiro, a figura paterna passou por transformações significativas nos últimos anos. Hoje, os pais estão mais atentos, afetuosos, colaborando na organização do lar, estabelecendo regras e mantendo diálogos.
“Há vários aspectos que fizeram ter essa mudança. Antes os pais não se preocupavam de estar perto, só de pagar contas e trazer o alimento. Depois, vieram outras gerações que achavam que precisavam dar aos filhos tudo que não ganharam dos pais como brinquedos, melhores escolas, viagens. Agora, veio essa geração, que entende que os filhos precisam ser acompanhados, que os pais precisam estar presentes, dividindo até mesmo as tarefas de casa com a esposa”, explica ao GMC Online.
Catiuscia também menciona que o papel do pai continua associado à segurança, mas de uma maneira que envolve mais o vínculo emocional. “Hoje a figura paterna ainda continua a representar a segurança e dar as crianças a autonomia e liberdade, mas de uma forma bem diferente através do vínculo emocional, com atenção, carinho, companheirismo sem perder o limite e as posições desta relação. Não é fácil”, conta.
Pais presentes
O promotor de vendas Leandro Boer, não consegue se afastar dos filhos e acredita que, atualmente, os pais estão muito mais presentes. ”Esse conceito de que o pai provia os mantimentos da casa e a mãe cuidava da educação dos filhos não existe mais. Até porque, geralmente, as mães trabalham também e os pais precisam ajudar”, diz.
Para Leandro, a antiga ideia de que os pais não deviam ajudar caiu por terra. Ele destaca que passa a maior parte do tempo com os filhos e considera seu trabalho conciliável.
Pai de primeira viagem
A convivência cada vez maior com os filhos repercute ainda na vida dos pais. Para quem curte, dá prazer. O homem ganha outra perspectiva para a vida. O empresário Sérgio Sari tem se alegrado por ser pai de primeira viagem. Comemorar o primeiro Dia dos Pais com a filha Eloah e família nesse domingo, 11, será marcante.
“Sou grato ao Senhor Jesus pela oportunidade que ele me deu de ser pai da Eloah Ferreira Sari. Dia 23 ela vai completar três meses vida, três meses de muita fofura, muita lindeza. Ela tem nos ensinado diariamente o que é o verdadeiro amor, o que é o verdadeiro carinho. Quando você acorda pela manhã e você já olha no bercinho, ela já está sorrindo. Aquilo ali é o gás que nos inspira todos os dias pela manhã em correr atrás dos nossos objetivos.
Sou grato a Deus por tudo isso. Ela veio agregar a nossa família juntamente com a Elda, que é a minha digníssima esposa, e passar o primeiro dia dos pais neste domingo é maravilhoso. Já ganhei o meu primeiro presente de papai e vamos comemorar em família”, diz.