Os pães estão presentes em todos os momentos da nossa rotina alimentar. Desde o café da manhã, ao lanche da tarde e até em refeições principais — como base para sanduíches — as receitas são variadas, mas sempre são consideradas deliciosas.
De acordo com o ranking mundial de pães do TasteAtlas, uma receita brasileira se destaca nesse questito: o pão de queijo mineiro foi eleito o 2° melhor pão do mundo.
O ranking elegeu 41 pães de todos os cantos mundo, em uma votação popular. O vencedor foi o Pan de bono (Colômbia), muito parecido com o pão de queijo brasileiro, mas que possuí um gosto mais adocicado. Fechando o pódio, mais uma receita sul-americana, o Marraqueta (Chile e Bolívia), que se assemelha ao pão francês que conhecemos.
Veja o top 10 melhores pães do mundo:
De Minas Gerais para o mundo
O TasteAtlas descreve o pão de queijo como um alimento de café da manhã popular, vendido em inúmeros locais, além de já ser muito consumido no norte da Argentina. A plataforma também traz a receita, caracterizada por ser extremamente simples:
- Farinha de mandioca azeda (polvilho azedo) ou farinha de tapioca
- Queijo fresco
- Leite
- Ovos
- Óleo vegetal
A descrição evidencia a origem do pão de queijo, que surgiu das invenções culinárias dos escravos africanos, mas que inicialmente não levava queijo e produzia somente bolas de amido de mandioca assadas.
Após o fim da escravidão, os afro-brasileiros passaram a ter acesso a outros alimentos, entre eles o queijo e o leite. Em Minas Gerais, centro leiteiro do Brasil, esses ingredientes começaram a ser adicionados à receita e o pão de queijo foi criado.
Melhor avaliado e mais popular
O ranking traz duas classificações. A principal é dos pães melhores avaliados pelos usuários da plataforma, que elegeram o pão de queijo como segundo colocado.
A outra classificação é dos pães mais populares entre os usuários, que trouxe algumas mudanças. Entretanto, o pão de queijo brasileiro continuou na segunda colocação do pódio. O vencedor foi o Muffin inglês, e o terceiro foi o Bagels de Nova York.
O TasteAtlas
A classificação é realizada por meio das avaliações dos usuários do site que não são profissionais ou especialistas em gastronomia. Eles atribuem pontuações a pratos típicos de diversas partes mundo, que variam de 0,5 a 5 estrelas, e o conjunto desses dados são utilizados para formar as médias das pontuações.