Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Papa emérito Bento XVI tem condição de saúde estável, diz Vaticano


Por Agência Estado Publicado 30/12/2022 às 13h48
Ouvir: 00:00

O papa emérito Bento XVI, de 95 anos, está em condição estável nesta sexta-feira, 30, depois de sofrer um declínio do quadro de saúde recentemente. Ele participou na quinta-feira de uma missa privada em seu quarto, informou o Vaticano, enquanto os fiéis em Roma se preparavam para honrar “este último trecho de sua peregrinação”.

O Vaticano forneceu um novo boletim médico na tarde desta sexta dizendo que foi a segunda noite em que o papa conseguiu descansar bem. “Ele também participou da celebração da Santa Missa em seu quarto ontem (quinta-feira, 29) à tarde”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado. “No momento, sua condição é estacionária.”

Na quarta-feira, 28, o Papa Francisco revelou que seu antecessor estava “muito doente” e foi vê-lo em sua casa nos Jardins do Vaticano. Francisco pediu orações por Bento, resultando em uma série de mensagens de solidariedade de católicos comuns e cardeais.

Em 2013, Bento XVI se tornou o primeiro papa em 700 anos a renunciar, dizendo que não tinha mais força física ou mental para liderar a Igreja Católica, que reúne cerca de 1,2 bilhão de devotos. Sua renúncia abriu caminho para a eleição de Francisco.

Bento escolheu viver sua aposentadoria em reclusão em um mosteiro convertido no Vaticano, onde está sendo atendido por uma equipe de médicos e sua família papal de longa data: seu secretário, monsenhor Georg Gaenswein, e algumas mulheres consagradas que cuidam das atividades domésticas.

Mais tarde nesta sexta-feira, o cardeal vigário de Roma, o cardeal Angelo De Donatis, celebraria uma missa especial em homenagem a Bento na Basílica de São João de Latrão, tecnicamente a antiga catedral de Bento em sua qualidade de bispo de Roma.

Segundo o livreto litúrgico divulgado pelo gabinete de De Donatis, a missa abre e encerra com orações especiais pelo pontífice aposentado.

Uma das orações iniciais diz: “Que o Senhor o sustente e console com a sua presença neste último trecho da sua peregrinação, para que seja testemunha de Cristo que vence também no sofrimento, continuando a oferecer-se pelo bem da Igreja.”

Bento XVI indicou que, quando morrer, gostaria de ser enterrado na cripta da gruta sob a Basílica de São Pedro, outrora ocupada pelo túmulo de São João Paulo II, que foi transferido para o andar de cima da basílica principal nos últimos anos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel acumula mais de R$ 77 milhões em multas aplicadas pelo Procon-SP


A concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e região metropolitana, soma mais de…


A concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e região metropolitana, soma mais de…

Geral

Apagão em 24 cidades da Grande SP chega ao 6º dia; mais de 30 mil residências seguem sem luz


Mais de 30 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo nesta terça-feira, 16, no 6º dia do…


Mais de 30 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo nesta terça-feira, 16, no 6º dia do…

Geral

Incêndio atinge loja em Copacabana, no Rio, e deixa quatro feridos


Um incêndio em uma loja de motos elétricas localizada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, deixou pelo…


Um incêndio em uma loja de motos elétricas localizada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, deixou pelo…