Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de maio de 2024

Para Brasil, prioridades no G20 são comércio, clima e trabalho


Por Agência Brasil Publicado 28/11/2018 às 11h51 Atualizado 19/02/2023 às 03h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O comércio internacional, as mudanças climáticas e o futuro do trabalho são as prioridades para o Brasil durante as negociações da Cúpula do G20, que vai reunir os líderes das 20 maiores economias do mundo, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, em Buenos Aires.

O presidente Michel Temer desembarcará na Argentina com uma comitiva de ministros e chegou a convidar o presidente eleito, Jair Bolsonaro, para acompanhá-lo.

O diretor do Departamento de Assuntos Financeiros e Serviços do Ministério das Relações Exteriores, ministro Luiz Cesar Gasser, destacou a importância dos temas escolhidos pelo Brasil. “Comércio internacional é um tema que preocupa o governo brasileiro. É de extrema relevância”, disse na semana passada.

Umas das preocupações é em relação à Organização Mundial do Comércio (OMC). Desde o ano passado, os Estados Unidos têm resistido a liberar a nomeação de novos juízes para o Órgão de Apelação da OMC, composto por sete membros. Atualmente, o tribunal tem apenas quatro juízes, o que acarreta atrasos na análise de disputas comerciais entre os países.

Há cerca de um mês o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, alertou para os riscos de paralisação do mecanismo de solução de controvérsias do organismo multilateral. O Brasil foi um dos 12 países convidados pelo Canadá para discutir o futuro da organização.

Segundo o Itamaraty, o G20 tem importância central para o Brasil por se tratar de um foro de governança global que reúne as principais economias do mundo, em formato flexível, que facilita o debate e a formação de consensos, o que se torna especialmente relevante no momento atual em que o multilateralismo é questionado.

Foto da capa: Juan Ignacio Roncoroni/EFE/Divulgação/Agência Brasil

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Estou próximo a vocês e rezo’, diz papa Francisco a arcebispo de Porto Alegre


Após fazer doações voltadas aos atingidos pelas enchentes recorde no Rio Grande do Sul, o papa Francisco manifestou solidariedade aos…


Após fazer doações voltadas aos atingidos pelas enchentes recorde no Rio Grande do Sul, o papa Francisco manifestou solidariedade aos…

Geral

Tornados de menor intensidade atingem ao menos duas cidades do Rio Grande do Sul


Tornados de menor intensidade foram registrados em ao menos dois municípios do Rio Grande do Sul na tarde de sábado,…


Tornados de menor intensidade foram registrados em ao menos dois municípios do Rio Grande do Sul na tarde de sábado,…