Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Para Guedes, crescimento do Brasil poderá ser maior do que o da China


Por Agência Estado Publicado 19/10/2022 às 13h23 Atualizado 21/10/2022 às 20h55
Ouvir: 00:00

O ministro da Economia, Paulo Guedes, previu nesta quarta-feira, 19, que, se o crescimento da economia doméstica continuar pelo próximo bimestre, a expansão do País será superior à da China. De acordo com ele, que acabou de voltar de encontros do Banco Mundial (Bird) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, há um reconhecimento do bom desempenho do País.

“Nossa inflação caiu de 12,5% para 5,5% este ano e a deles subindo, há desorganização do mercado na Inglaterra, greve na França, estagflação nos EUA. O Brasil possivelmente está crescendo mais do que a China. Se crescermos nos próximos dois meses, passamos a China também”, apostou o ministro da Economia, durante o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária “Brasil Export”, realizado em Brasília. “Temos que ter confiança no Brasil. É um grande País, uma grande nação, com uma democracia que está funcionando”, acrescentou.

Guedes disse que o Brasil terá crescimento de 3% por dez anos se continuar na plataforma de atuação do atual governo. “Esta mensagem é muito clara. É até singela porque está acontecendo repetidamente”, disse.

Na sequência da apresentação, o ministro ainda aumentou sua projeção: “O Brasil pode crescer 3%, 3,5%, 4% por dez anos.”

De acordo com ele, o Brasil está em tendência de crescimento, enquanto no exterior está a “maior confusão”, uma época de grande turbulência. “Ficam falando de picanha e cerveja. Não têm noção do que aconteceu”, disse, numa clara referência à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência pelo PT, adversário do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.

O ministro disse também que o Brasil ficou em último lugar no PISA, um relatório da OCDE sobre o desempenho da educação, com crescimento zero. Ele também reclamou do que chamou de uma má percepção sobre o que aconteceu com arquitetura fiscal. “Estamos em momento decisivo. Lá fora, está muito claro que Brasil é a maior fronteira aberta de investimentos”, considerou.

Para Guedes, a moeda que mais se valorizou contra o dólar hoje é a do Brasil. Ele ainda citou dados melhores do mercado de trabalho e falou sobre o cenário fiscal. “Falam em bomba fiscal de R$ 200 bilhões em 2023, mas temos reserva de liquidez de R$ 800 bilhões. O Brasil sabe enfrentar os problemas e está se saindo bem”, avaliou.

‘Fake news’

O ministro da Economia rebateu também a ideia de que o atual governo de Jair Bolsonaro só pensa no mercado, e não nos vulneráveis. “Isso é fake news”, afirmou.

E voltou a criticar a promessa de Lula, de que, se vencer, o povo voltará a se reunir para fazer churrasco e tomar cerveja. “Cerveja e picanha é versão colorida de governos anteriores”, disse.

Ao contrário, segundo ele, houve no atual governo a maior transferência de renda, e dentro dos parâmetros da responsabilidade fiscal.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…

Geral

Após MPTCE pedir suspensão da renovação da concessão, Enel diz cumprir com obrigações


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…