Passageira tetraplégica passa quase 2h esquecida em avião por equipe de desembarque


Por Beatriz Finizola
A passageira tetraplégica que ficou ‘esquecida em voo é Victoria Brignell. Foto: Reprodução/Twitter/Sonia Sodha

Uma passageira tetraplégica ficou presa dentro de um avião por 90 minutos porque não havia equipe para auxiliar no desembarque dela. O caso aconteceu em Londres. A mulher se chama Victoria Brignell e tem 45 anos. Uma amiga dela, jornalista, mostrou sua indignação nas redes sociais por meio de uma postagem. Isso levou o aeroporto a pedir desculpas pelo tratamento “inaceitável”. As informações são do DailyMail.

Victoria retornava de Malta, onde estava passando as férias, no último sábado, 4. A princípio, havia uma cadeira de rodas a esperando no desembarque, mas na hora que ela chegou, ninguém apareceu para dar o suporte necessário a ela. Segundo a mulher, o serviço já havia sido contratado há três meses e, duas semanas antes da viagem, a passageira ainda contactou os responsáveis para a confirmação do atendimento.

“Pouco depois de pousar, a equipe da companhia aérea da British Airways veio até mim e disse que sentia muito, mas as pessoas que deveriam me ajudar a sair do avião não estariam lá por 50 minutos. O tempo passou e me disseram que seria mais meia hora além disso. No final, eu estava esperando uma hora e 35 minutos”, disse Victoria ao Daily Mail.

Ela explica que, por ser paralisada do pescoço pra baixo, são necessárias duas pessoas para tirá-la do assento do avião e em seguida a colocarem em uma cadeira de rodas adaptada para o corredor da aeronave, para, então, chegar até a cadeira de rodas que a espera do lado de fora.

Além disso, ela também teve outras complicações durante o voo, como a inacessibilidade ao banheiro durante três horas de viagem. Seus cuidadores acabaram se atrasando para seus compromissos após o voo. Passageiros com conexões nesta aeronave também tiveram seus voos atrasados, pois a limpeza não podia ser realizada enquanto Victoria estivesse a bordo.

“Fiquei muito nervosa em viajar de avião porque ouvi tantas histórias de horror sobre cadeiras desaparecidas, mas fui pela primeira vez pouco antes da pandemia, então esta foi a segunda vez que fui ao exterior e meu quarto vôo”, relata.

Foi uma equipe da British Airways que tirou a mulher do avião, apesar de não ser a equipe contratada para o serviço. Ela agradeceu a equipe, que providenciou bebidas enquanto a passageira esperava a equipe do aeroporto chegar.

Victoria disse que a equipe responsável pediu desculpas via Twitter, mas ela pretende fazer uma queixa oficial ao aeroporto. Segundo ela, “as pessoas não deveriam ficar presas em um avião por tanto tempo. Os aeroportos do Reino Unido precisam agir em conjunto e planejar sua equipe adequadamente”, afirma.

As informações são do DailyMail.

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