‘Paticano’: conheça a ‘igreja’ inusitada em Madrid onde o pato de borracha é venerado
“Frente a imensidão do universo, somos todos patinhos! Ninguém está por cima de ninguém. Todos merecem respeito”. Assim se caracteriza o credo de uma religião chamada de ‘Paticano’ e que tem ganhado as redes sociais recentemente.
A “Iglesia Patolica” ou “Paticano” é uma “Igreja” dedicada a patos de borracha no bairro de Lavapiés, em Madrid. Há “missas” todos os fins de semana, onde se mistura humor com assuntos da atualidade, casamentos, batizados e até já houve funerais.
O templo inusitado tem atraido muitos visitantes com sua proposta irreverente onde o objeto de adoração é um pato de borracha. A igreja foi fundada há 12 anos pelo comediante Leo Bassi, misturando arte, reflexão sobre a simplicidade da vida e muito humor.
O pato adorado
“Se eu tivesse um deus, como ele seria?“, questiona Bassi nas redes sociais, que escolheu o pato como símbolo de sua ‘fé'”.
Para o comediante, um deus não poderia ser todo-poderoso, mas sim algo pequeno, infantil e despretensioso, alinhado ao espírito brincalhão dos palhaços.
Com mais de 26 mil seguidores no Instagram, A igreja tem atraido muitos fiéis pela Espanha, realizando celebrações aos sábados e domingos às 12h, 13 e 14h, além das visitas para aqueles que tem curiosidade às sextas-feiras e sábados. das 18 às 20h.
Pato de Borracha
O interior da capela reflete o tema central, com obras de arte dedicadas aos patos de borracha. Segundo Bassi, a igreja tem o objetivo de “valorizar as pequenas coisas” e ensinar a não temer o fracasso.
Desde que viralizou nas redes sociais, a igreja recebe milhares de visitantes curiosos, que participam gratuitamente das cerimônias e eventos. Aberto a todas as pessoas, o paticano até criou dez mandamentos. Veja abaixo.
A cada fim de semana, o comediante de 72 anos realiza celebrações que combinam humor, crítica social e interação com o público. As cerimônias já incluem casamentos simbólicos, onde alianças são substituídas por pequenos patos de borracha, e até “funerais”, tudo sem validade legal, mas com forte apelo afetivo.
Um dos videos publicados na rede social, alcançou quase 15 mil views, onde o fundador da igreja está jogando água nos fiéis. Alguns seguidores até comentaram elogiando a celebração. “Uma missa realmente incrível”, escreveu um internauta. “Obrigado por fazer deste mundo um pouco mais amável e feliz” Espero com muita vontade regressar logo para Madri e comparecer a uma missa”, comenta outra seguidora.