Peixe com ‘dentes humanos’ viraliza na internet; FOTOS


Por Creative Hut

Imagina estar em um lagoa pescando e retirar da água um peixe com dentes humanos? Isso aconteceu com um usuário do Twitter, que compartilhou o achado na rede social, onde a foto viralizou. As informações são de The Rakyat Post e The Insider.

“Seus lábios são maiores que os meus”, disse Nasir, na legenda que acompanhava as imagens.

Podendo ser acompanhado de palavras de descrença, ou seguido de estórias de um animal amaldiçoado, a espécie em questão é conhecida como “peixe-porco” (Triggerfish, em inglês), devido ao barulho que faz ao ser retirado da água, semelhante ao de um porco. Eles vivem em recifes e podem ser encontrado nas águas dos oceanos Índico-Pacífico.

Ele ainda é conhecido por ser agressivo com intrusos – incluindo humanos. Possuindo uma mandíbula forte, feita para quebrar conchas, as suas mordidas podem perfurar roupas de mergulho e deixar marcas na pele de quem se aproximar de seu abrigo.

Mergulhadora mordida por um peixe-porco na Ilha de Sipadan. Foto: Reprodução/Camels & Chocolate

Mais comum na região da Malásia, ele é faz parte do ecossistema de coral. A sua mandíbula dura é bem útil para se alimentar de caranguejos e ouriços do mar.

Foto adulterada?

Apesar do peixe-porco realmente possuir dentes, Mark Schick, o diretor do centro de operações de animais do Aquário Shedd, de Chicago, acredita que as fotos tenham sido parcialmente editadas.

Para o site Insider, ele afirma que a espécie possui dentes mais parecidos com caninos. “Eles poderiam estar desgastados na ponta, mas parecem retos desde a base, e não em formato de cone – como os caninos”, diz o diretor.

Foto: Reprodução/Reinhard Dirscherl

Fotos de peixe-porco são bastante raras. Segundo o biólogo malasiano Lufti Afiq Rosli, “Eles são uma espécie tímida e geralmente evitam contato com humanos. Se você é um mergulhador, raramente os verá por perto. Em geral, eles não são pegos para fins comerciais”. Ele acredita que o caso do peixe da foto tenha sido pesca acidental.

Sair da versão mobile