Pescadores são flagrados usando arma de fogo para pescar espécie ameaçada de extinção


Por Redação GMC Online

Na terça-feira, dia 3, uma equipe do 3º Grupo de Polícia Ambiental de Vacaria, Rio Grande do Sul, registrou um boletim de ocorrência policial por crime contra a fauna. Isso porque pescadores usaram uma arma de fogo para pescar um peixe Dourado .

Nas imagens, que circularam em grupos de mensagem, é possível observar pessoas em um barco pescando a espécie de peixe Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816), popularmente conhecida como Dourado. Conforme estipulado pelo Decreto 41.672, de 11 de junho de 2002, a pesca dessa espécie é estritamente proibida. O Dourado é uma espécie da fauna silvestre ameaçada de extinção no Estado do Rio Grande do Sul.

Pescadores são flagrados usando arma de fogo para pescar espécie ameaçada de extinção. Foto: 3ºGPA de VACARIA / Porto Alegre 24 horas

De acordo com as autoridades policiais, as imagens em vídeo revelaram que um dos indivíduos utilizou uma arma de fogo. Ele fez o disparo para abater o peixe ainda na água, preso ao anzol.

A pesca ilegal ocorreu no Rio Pelotas, no município de Pinhal da Serra. O Artigo 34 da Lei 9.608/98 classifica como crime ambiental a pesca de espécies que devem ser protegidas. A equipe identificou os envolvidos e registrou um boletim de ocorrência policial por crime ambiental.

A polícia encaminhou o documento para a Polícia Judiciária para a realização da investigação criminal e ao Ministério Público para que tome conhecimento do crime. Além disso, o documento foi enviado ao Exército Brasileiro para verificar se algum dos envolvidos tem Certificado de Registro de Arma de Fogo.

As informações são do site Leouve.

Sair da versão mobile