Pesquisa indica que o café pode reduzir a eficácia de antibióticos; entenda
Uma simples xícara de café pode não ser tão inofensiva quando combinada com antibióticos. Pesquisadores alemães identificaram que a cafeína pode diminuir a absorção de alguns medicamentos por bactérias como a Escherichia coli, um efeito que pode interferir na ação de antibióticos.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
No trabalho, publicado em 22 de julho na revista PLOS Biology, os cientistas analisaram como 94 substâncias químicas diferentes afetavam o funcionamento da E. coli, especialmente os sistemas que controlam o que entra e sai das células bacterianas.
LEIA TAMBÉM: Idosa de 89 anos é atacada por cachorro e fica gravemente ferida em Maringá

Entre todas as substâncias testadas, o café se destacou ao reduzir a captação de antibióticos, incluindo a ciprofloxacina.
“Nossos dados mostram que diversas substâncias podem influenciar sutil, mas sistematicamente, a regulação genética em bactérias”, diz o microbiologista Christoph Binsfeld, da Universidade de Würzburg, na Alemanha, em comunicado.
Mecanismo observado em laboratório
A pesquisa faz parte de um esforço para compreender a chamada resistência de baixo nível a antibióticos. Diferente da resistência completa, em que as bactérias se tornam imunes a um medicamento, esse fenômeno envolve mudanças discretas no funcionamento dos genes e na resposta das células ao ambiente.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
