Um tempero muito popular, presente na cozinha de todos os brasileiros e que os cientistas descobriram ser um potencial aliado na prevenção contra o câncer. Esse é o alho, que de acordo com cientistas chineses, pode prevenir contra o câncer gástrico e colorretal.
Os pesquisadores que conduziram o estudo examinaram 648 artigos científicos que abordavam o impacto do alho em casos individuais de câncer gástrico e colorretal. Desses, eles selecionaram 20 estudos realizados em diferentes partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, EUA e Austrália. Os resultados dessa análise mostraram que o consumo de alho estava associado a uma redução significativa no risco de câncer gástrico e colorretal.
Mas o que explica esse efeito protetor? De acordo com o estudo, o alho exerce sua ação por meio de quatro principais sulfetos orgânicos: dissulfeto de dialil, trissulfeto de dialil, S-alilmercaptocisteína e alicina. Esses compostos desempenham um papel nos processos biológicos relacionados aos tumores, atuando através de diversos mecanismos. Eles induzem a apoptose, interrompem o ciclo celular e inibem a migração das células tumorais.
Outro estudo sobre ação do alho na prevenção do câncer
Pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) também chegaram à conclusão que o alho, assim com a cebola, podem colaborar na prevenção do câncer. De acordo com eles, “o alho e a cebola possuem em sua composição química, compostos sulfurados capazes de inibir as células cancerígenas se desenvolverem no organismo” – saiba mais aqui.
Leia a reportagem completa aqui