Pesquisadores identificam animal híbrido misterioso no RS


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Um animal encontrado atropelado em uma estrada no município de Vacaria, no Rio Grande do Sul, intrigou pesquisadores e movimentou uma equipe para descobrir a origem do bicho misterioso. Inicialmente identificado como uma espécie silvestre, o animal que também se parecia com um cachorro foi vítima de um acidente de trânsito em 2021. A fêmea foi resgatada pelo biólogo Herbert Hasse Junior e encaminhada para o hospital veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde há profissionais especializados para casos como esse.

Foto: Flávia Ferrari

Animal diferente

Ao estudá-lo, a pesquisadora Flávia Ferrari observou que o animal era muito diferente do graxaim-do-campo, uma espécie similar a uma raposa, endêmica da América do Sul, especialmente em áreas da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, da Bolívia e da Região Sul do Brasil.

Foto: Flávia Ferrari

Por isso, o animal foi transferido para o canil, que trata de espécies domésticas. Para a surpresas dos pesquisadores, o comportamento do bicho era silvestre e não se parecia com o de um cachorro. O animal se recusou a comer ração, por exemplo, e se alimentava de pequenos roedores. Após a descoberta, o animal misterioso foi novamente enviado para o setor de animais silvestres. Conforme os pesquisadores, o bicho comia como um graxaim-do-campo silvestre, mas latia como um cão doméstico, e não tinha espécie identificada. Com tantas dúvida, o geneticista Thales Renato Ochotorena de Freitas, do Instituto de Biociências da UFRGS, foi convocado a dar um parecer.

Para isso, foi feito um estudo genético e cromossômico do animal. A partir desse trabalho, eles chegaram a uma outra conclusão: o animal não era um cachorro ou um graxaim-do-campo, mas, sim, uma mistura das duas coisas.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile