Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

PF apreende no Solimões superlancha de facções do crime com 6 toneladas de drogas e armas


Por Agência Estado Publicado 02/06/2025 às 19h22
Ouvir: 00:00

Uma força-tarefa da Polícia Federal e outros grupos de combate ao crime organizado apreendeu uma lancha de alta performance e grande porte com seis toneladas de drogas, armas de grosso calibre e munições. A ação ocorreu neste domingo, 1, quando os agentes interceptaram a embarcação de seis motores no rio Solimões, nas proximidades de Manacapuru, no Amazonas.

O entorpecente confiscado tem origem na tríplice fronteira com a Colômbia e o Peru, rota de escoamento do tráfico para toda a América do Sul e Europa.

Segundo a PF, as investigações indicam que o carregamento seria destinado a facções com atuação estruturada no Amazonas.

Parte da carga seria levada para o Pará e, de lá, até grandes centros urbanos e portos usados para exportação a países europeus.

A operação que resultou na grande apreensão foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (Ficco/AM), da qual a PF faz parte. A lancha é adaptada para esse tipo de transporte, equipada com motores de alta potência.

Segundo a PF, essas embarcações não são convencionais. Elas são projetadas especificamente para o narcotráfico, com foco na velocidade para manobras arrojadas e fuga de ações policiais, operadas por faccionados fortemente armados.

Segundo a PF, a apreensão evidencia o “grau de sofisticação logística e tecnológica dessas organizações criminosas que operam com estrutura armada e recursos financeiros”.

Os federais informaram que, para fazer frente ao avanço das facções, estão fortalecendo atuação conjunta com outras unidades de segurança, inteligência integrada e presença constante em áreas estratégicas da Amazônia – o Ficco é composto por agentes da PF, Polícia Rodoviária Federal, Receita, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Secretaria-Executiva de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senado rejeita urgência e empurra para 2026 projeto para legalizar bingos e cassinos no Brasil


O Senado rejeitou nesta quarta-feira, 17, por 36 votos a 28, um requerimento que colocaria sob regime de urgência e…


O Senado rejeitou nesta quarta-feira, 17, por 36 votos a 28, um requerimento que colocaria sob regime de urgência e…

Geral

Diretor de presídio encomendou morte de juiz, diz detento


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…