Pix por aproximação: Apple fica de fora
A nova funcionalidade do Pix permite pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, mas celulares Apple ficam de fora. Saiba mais.
O Banco Central (BC) confirmou que o Pix sem senha, ou por aproximação, começa a operar nesta sexta-feira, 28. A nova funcionalidade permite pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, bastando aproximar um celular ou smartwatch da maquininha de pagamento. Entenda!

Como funciona o Pix por aproximação?
Segundo divulgação da Folha de S. Paulo, diferente do Pix tradicional, que exige a leitura de QR Code ou a inserção da chave do destinatário, “o novo método funciona de maneira semelhante ao pagamento com cartões contactless”. O usuário apenas aproxima o dispositivo da maquininha e confirma a transação conforme as exigências do banco.
A autenticação, ainda segundo o jornal, pode variar entre as instituições financeiras. Algumas podem exigir senha, biometria ou reconhecimento facial para valores mais altos, “enquanto pagamentos de menor valor poderão ser realizados sem autenticação adicional”.
Usuários da Apple ficam de fora
Até o momento desta publicação, apenas usuários de dispositivos Android terão acesso ao Pix por aproximação. Isso acontece porque a Apple não permite que aplicativos além do Apple Pay utilizem a tecnologia NFC e não solicitou autorização ao Banco Central para operar como iniciadora de pagamento.
Quais bancos e instituições oferecem a funcionalidade?
Diversas instituições financeiras já disponibilizam ou planejam oferecer o Pix por aproximação. Veja quais são:
- Banco do Brasil – Disponível desde 24 de fevereiro para dispositivos Android.
- Bradesco – Modalidade ativa desde 17 de fevereiro, com integração ao Google Pay a partir desta sexta-feira.
- Banco Inter, BTG Pactual e Caixa Econômica – Disponível via Google Pay a partir de 28 de fevereiro.
- C6 Bank – Já opera desde novembro para clientes Android.
- Itaú Unibanco – Disponível desde 13 de fevereiro.
- Nubank, PagBank e PicPay – Implementação concluída dentro do prazo estabelecido pelo Banco Central.
- Santander, SafraPay e XP – Modalidade sendo disponibilizada gradativamente.
- Cielo, Getnet, Stone e Sicoob – Máquinas de pagamento prontas para receber transações via Pix por aproximação.
É possível fazer reembolso do Pix?
O novo Pix mantém a mesma tecnologia de criptografia do modelo tradicional, garantindo a segurança das transações. Em caso de pagamento não autorizado ou erro, os usuários podem recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução (MED) para reverter a transação, caso seja comprovada uma fraude.
No entanto, uma vez realizado, o pagamento não pode ser cancelado pelo usuário, pois o Pix é uma transação instantânea e irrevogável.
Quais celulares permitem o Pix por aproximação?
A funcionalidade, segundo portais oficiais, está disponível para dispositivos Android com tecnologia NFC habilitada. Para utilizá-la, “é necessário vincular o Pix à carteira digital Google Pay ou diretamente ao aplicativo do banco, caso essa opção esteja disponível”.
Portanto, com a ampliação do Pix por aproximação, o Banco Central busca oferecer mais praticidade e rapidez nas transações do dia a dia, reforçando a digitalização dos meios de pagamento no Brasil.