Os gatos realizam a própria higiene por meio das próprias lambidas e, por isso, dar banhos neles é contraindicado. Do outro lado, a experiência de estar em contato com a água não parece nada interessante aos felinos. E, acredite, isso tem uma explicação. O principal motivo é que os gatos são animais de estimação sensoriais, ou seja, sensíveis a diferentes estímulos.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Entenda
- O cheiro é algo bastante importante para os bichanos. Eles se comunicam pelo olfato, por meio dos feromônios.
- Segundo a veterinária Paula Castro, ficar com o pelo molhado pode causar uma sensação estranha nos animais, devido à alteração causada no cheiro do corpo, o que gera “uma sensação de perda de autorreconhecimento”, de acordo com Castro.
- Questões evolutivas também ajudam a entender. Os gatos domésticos descendem do gato do deserto africano, que vivia em condições áridas. O contato com a água era mais difícil pela característica seca do habitat desses animais.
- A especialista destaca que isso também interfere no consumo de água dos felinos domésticos. Eles bebem pouca água e acabam ficando mais propensos a desenvolver problemas renais e urinários ao longo da vida.
Nenhum gato gosta de água?
Embora muitos deles sintam incômodo ao tomar banho, há exceções. Existem felinos que não apenas curtem o momento, como podem se sentir confortáveis com o contato, especialmente aqueles acostumados desde cedo a esse hábito.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.