Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Prefeitura de SP instaura auditoria sobre uso de recursos públicos pelo Jockey Club


Por Agência Estado Publicado 23/10/2025 às 20h46
Ouvir: 00:00

A Controladoria-Geral do Município (CGM) de São Paulo instaurou nesta quinta-feira, 23, uma auditoria para apurar suposto uso indevido de recursos públicos pelo Jockey Club, localizado na Cidade Jardim, na zona sul. A Prefeitura investiga possíveis irregularidades na verba destinada ao clube para restauro de patrimônio histórico.

A entidade se defende. “Todas as informações solicitadas já foram devidamente prestadas. Os valores foram aplicados exclusivamente na preservação, conservação e manutenção das áreas tombadas ao longo de seis anos”, afirmou, em nota. Segundo a instituição, os números foram auditados por uma auditoria independente.

A Prefeitura afirma que o Jockey tem uma dívida de R$ 842,9 milhões com o município, decorrente da sonegação de impostos, como IPTU. Já o clube nega a dívida. O montante devido é alvo de disputa judicial entre o Poder Executivo e o clube. Há divergências sobre valores e interpretações legais.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) planeja transformar o espaço em parque. Na revisão do Plano Diretor, em 2023, a Câmara Municipal aprovou a transformação da área. No ano passado, os vereadores proibiram a realização de corridas de animais com apostas na cidade.

A Prefeitura informou que o processo está em análise. “O decreto de Declaração de Utilidade Pública referente à área segue em avaliação. Somente após a publicação desta declaração serão iniciados o levantamento topográfico, a planta e a avaliação da área para ajuizamento da ação de desapropriação”, disse, por nota.

Nesta semana, a Câmara Municipal decidiu pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as suspeitas de uso indevido de recursos pelo Jockey.

Em nota, o clube diz que “não tem nada a temer”. “Ao contrário, entende que a comissão será uma oportunidade para dar absoluta transparência às contas de uma das instituições mais tradicionais da capital paulista.”

“Cumpre apurar a eventual existência de desvio de finalidade ou alocação inadequada de recursos, a gestão de débitos tributários e a situação de passivos trabalhistas, bem como a efetividade da fiscalização municipal e a adoção de medidas administrativas cabíveis”, apontou o vereador Gilberto Nascimento Jr. (PL), autor do pedido de CPI.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enel diz que deve restabelecer o fornecimento de energia em SP até a noite de domingo, 14


A Enel afirmou em comunicado que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo até…


A Enel afirmou em comunicado que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo até…

Geral

Inmet: vendaval em área atendida pela Enel-SP foi o mais prolongado em 19 anos


Os ventos fortes que atingiram São Paulo no começo desta semana foram o mais prolongados já registrados na área de…


Os ventos fortes que atingiram São Paulo no começo desta semana foram o mais prolongados já registrados na área de…