Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Prefeitura sanciona lei que garante auxílio a órfãos de vítimas por feminicídio


Por Agência Estado Publicado 27/10/2022 às 20h34
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de São Paulo (SP) sancionou nesta quinta-feira, 27, um projeto de lei que estabelece o pagamento de um salário mínimo para crianças e adolescentes órfãos que perderam a mãe em decorrência de violência contra a mulher – feminicídio. A medida recebeu o nome de Auxílio Ampara e é de autoria do Executivo, através do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Para serem contemplados, crianças e jovens deverão ser matriculados em uma instituição de ensino na capital paulista e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único). Além disso, precisarão estar sob guarda oficializada por família acolhedora ou tutela e, se inclusos em ambiente familiar, a renda total não pode ultrapassar três salários mínimos.

No âmbito educacional e de saúde, o beneficiário tem que estar em dia com o calendário nacional de vacinação e ter frequência escola mínima de 75%.

De acordo com Nunes, o projeto visa a superação do trauma dos que perderam as mães no crime de feminicídio e servirá como forma de seguirem em frente. “Foi de nossa autoria a proposta e agora estou sancionando para que os órfãos que moram em São Paulo recebam uma ajuda mensal, toquem a vida e possam vencer esse episódio na medida do possível”, disse o gestor.

O limite de idade estabelecido pela nova lei é de 18 anos, com possibilidade de extensão do pagamento até que o usufruidor complete 24 anos. Para isso, será exigido parecer social que comprove a situação de vulnerabilidade ou matrícula em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…