Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de janeiro de 2026

Primo revela como se perdeu de crianças desaparecidas em Bacabal


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 20/01/2026 às 08h12
Ouvir: 00:00

O menino Anderson Kauan, de 8 anos, relatou à Polícia Civil do Maranhão (PCMA) como ele e os primos, Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, se perderam na mata e como ocorreu a separação do trio, no Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal (MA).

e917516b-criancas-desaparecidas-bacabal-2
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

As crianças estão desaparecidas desde o dia 4 de janeiro. Três dias depois, Anderson foi encontrado andando sozinho na mata. A operação de buscas pelos garotos que seguem desaparecidos chegou ao 16º dia nesta segunda-feira, 19.

De acordo com Anderson, ele e os primos se perderam após saírem em busca de um pé de maracujá. As crianças chegaram a ser advertidas por um tio, que os mandou voltar para casa. Apesar disso, as crianças fugiram e entraram na mata por uma rota alternativa, de mata mais fechada.

Como os primos se separaram

Ao Metrópoles o delegado Ederson Martins, responsável pelo caso, afirmou que a estimativa é de que as crianças tenham permanecido juntas por pelo menos duas noites.

Ágatha Isabelly, Allan Michael e Anderson Kauan se abrigaram em um local conhecido pelos moradores da região como “casa caída”, uma cabana abandonada no meio da mata.

Anderson relatou aos policiais que havia uma cadeira e colchão velhos na cabana, e que os três usaram o local como refúgio durante o período em que estiveram juntos. Em razão do estado avançado de deterioração da estrutura, eles também chegaram a se abrigar ao pé de uma árvore.

No terceiro dia de desaparecimento, no entanto, Anderson teria decidido seguir sozinho pela mata. Segundo o depoimento, os dois mais novos estavam cansados e queriam parar de caminhar.

“[Ele] queria achar a saída. Estava perdido”, explicou o delegado. Esse foi o momento em que os três se separaram.

Anderson foi encontrado por um carroceiro em um matagal no dia 7 de janeiro, a cerca de 4 quilômetros do local onde desapareceu, sem roupas e com sinais de fraqueza. O menino chegou a afirmar que os dois primos estavam “mais à frente”, mas o local onde as crianças estariam não foi identificado pelas autoridades.

Até o momento, a polícia não conseguiu estimar por quanto tempo Anderson caminhou pela mata antes de ser encontrado.

Martins detalhou ainda que Anderson apresenta momentos de “apagão de memória” e não consegue descrever toda a situação. “Há partes em que ele não consegue situar onde estava no meio da mata e também não consegue repassar com precisão o lapso temporal”, afirmou.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mais de 50 mil imóveis permanecem sem energia em SP; chuva causa estragos na capital e litoral


Mais de 50 mil residências permanecem com o fornecimento de energia elétrica interrompido após as chuvas que atingiram o Estado…


Mais de 50 mil residências permanecem com o fornecimento de energia elétrica interrompido após as chuvas que atingiram o Estado…

Geral

Jato executivo faz pouso de emergência no Aeroporto de Viracopos, em Campinas


Um avião executivo fez um pouso de emergência na tarde da segunda-feira, 19, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP),…


Um avião executivo fez um pouso de emergência na tarde da segunda-feira, 19, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP),…

Geral

Costa Filho: Ampliação de voos no Santos Dumont será discutida com Paes no dia 30


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira, 19, que o sistema de concentração de voos…


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira, 19, que o sistema de concentração de voos…