Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Produção industrial sobe em 20 de 26 ramos industriais em dezembro ante novembro


Por Agência Estado Publicado 02/02/2022 às 15h40 Atualizado 20/10/2022 às 12h45
Ouvir: 00:00

O avanço de 2,9% na indústria em dezembro ante novembro de 2021 foi disseminado entre as atividades pesquisadas, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 2. A alta ocorreu em 20 dos 26 setores investigados na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física.

A alta agregada foi puxada pelo salto de 12,2% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias e pelo avanço de 2,9% na fabricação de produtos alimentícios.

Segundo o IBGE, “outras contribuições positivas relevantes vieram de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (12,0%), de metalurgia (3,8%), de indústrias extrativas (1,6%), de produtos de minerais não-metálicos (2,0%), de máquinas e equipamentos (1,3%), de celulose, papel e produtos de papel (1,7%) e de couro, artigos para viagem e calçados (4,5%)”.

Apesar da disseminação em dezembro, no processo de recuperação da indústria como um todo desde o início da pandemia, 16 dos 26 ramos pesquisados pela PIM-PF ainda estão abaixo do nível de produção registrado em fevereiro de 2020, último mês antes da covid-19 se abater sobre a economia. Nove atividades registraram nível de produção acima do visto antes da pandemia, enquanto um setor, a indústria extrativa, está exatamente no mesmo patamar de produção de fevereiro de 2020.

A discrepância entre os desempenhos de cada atividade se reflete também entre as categorias econômicas da indústria, lembrou Macedo. Enquanto o nível de produção de bens duráveis chegou estava, em dezembro, 16,4% abaixo do registrado em fevereiro de 2020, a produção de bens de capital estava 22,7% acima do patamar prá-pandemia.

Segundo Macedo, o bom desempenho da fabricação de bens de capital é puxado por caminhões, maquinário destinado à agropecuária, como tratores e colheitadeiras, e maquinário destinado para a construção civil. Os bens de capital utilizados pela própria indústria são exceção, especialmente quando se compara o desempenho de dezembro passado com o de igual mês de 2020, disse Macedo. A alta de 5,8% na produção de bens de capital ante dezembro de 2020 foi espalhada, mas a produção de máquinas industriais caiu 13% na mesma base de comparação.

Comparação interanual

A queda de 5,0% na indústria em dezembro ante dezembro de 2020 foi disseminada entre as atividades pesquisadas, conforme os dados do IBGE. A queda ocorreu em 20 dos 26 setores investigados na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física.

Segundo o IBGE, as principais influências negativas foram metalurgia (-13,9%), produtos de borracha e de material plástico (-19,9%) e produtos de metal (-19,1%), com destaque também para a confecção de artigos do vestuário e acessórios (-29,5%).

A produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançou em dezembro ante novembro de 2021, puxando a alta de 2,9% na produção agregada, recuou 5,9% ante dezembro de 2020.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Reafirmo minha obediência à Arquidiocese’, diz padre Júlio Lancellotti após veto às redes


“Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”, afirmou o padre Júlio Lancelotti ao comentar sobre não poder…


“Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”, afirmou o padre Júlio Lancelotti ao comentar sobre não poder…

Geral

Mulher que teve pernas amputadas após ser atropelada e arrastada passará por nova cirurgia


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…