Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Provavelmente, EUA permanecerão em uma era de juros muito baixos, diz Powell


Por Agência Estado Publicado 11/01/2022 às 16h09 Atualizado 20/10/2022 às 11h17
Ouvir: 00:00

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, disse nesta terça-feira, 11, que os Estados Unidos estão em “uma era de juros muitos baixos” e provavelmente permanecerão nesta configuração, mesmo com as perspectivas de elevação da taxa básica nos próximos meses.

Em audiência no Comitê Bancário do Senado, Powell atribuiu a recente escalada da inflação no país a desequilíbrios entre oferta e demanda. Para ele, as condições de oferta devem ser normalizadas ao longo deste ano, o que ajudará a conter a escalada inflacionária.

No entanto, o dirigente assegurou que, se necessário, o Fed pode elevar juros em ritmo mais rápido para reduzir a inflação.

“Usaremos todos os nossos instrumentos”, comentou Powell, que acrescentou que estabilidade dos preços é necessária para conquistar um período prolongado de expansão econômica.

Testes de estresse climáticos

O presidente do Federal Reserve afirmou também que a autoridade monetária estuda a possibilidade de adotar testes de estresse climáticos. O objetivo do instrumento seria avaliar a vulnerabilidade do sistema financeiro aos efeitos das transformações no clima.

Na audiência no Comitê Bancário do Senado, Powell comentou que é “muito provável” que a ferramenta seja parte importante da política do Fed para lidar com o impacto econômico das mudanças climáticas.

Questionado se a escalada recente da inflação nos EUA é causada por gargalos na cadeia produtiva, Powell respondeu que “a maior parte” do movimento pode ser atribuído aos problemas na oferta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…