Psiquiatra lista o que não comer de manhã para manter a saúde mental


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
image
Foto: Freepik

Começar o dia com um café da manhã que te prepara para viver bem o dia é sempre uma ótima opção, já que além dos hábitos matinais, como tomar banho, se exercitar ou ouvir música, o que você coloca no prato também pode impactar na sua disposição e na mente.

Segundo o psiquiatra americano Daniel Amen, mesmo que alguns alimentos possam parecer inofensivos à saúde, algumas opções logo de manhã podem prejudicar o cérebro e a concentração ao longo do dia.

Alimentos que aumentam o açúcar no sangue

Geralmente, pessoas que costumam ter manhãs corridas acabam escolhendo opções mais rápidas, mas que não necessariamente fazem bem à saúde. Alimentos como doces, barras de granola, cereais açucarados e até aveia com açúcar adicionado não são indicados pela manhã.

“Açúcar e alimentos que se transformam rapidamente em açúcar são os piores alimentos para se consumir pela manhã”, afirma o médico.

O efeito desses alimentos no corpo é parecido com o que acontece com as crianças: eles dão um pico momentâneo de energia, mas logo depois causam distração e dificuldade de concentração.

Além disso, estudos mostram que a sensação de energia depois de consumir açúcar dura só 20 minutos. Depois desse período, os níveis de glicose caem, fazendo com que a pessoa fique cansada e menos focada.

Como montar um café da manhã saudável

O mais recomendado pelos especialistas de saúde para começar o dia com disposição e manter a saúde mental é apostar em uma refeição equilibrada, que combine alimentos diferentes e resulte em uma refeição bem variada. Os principais para incluir de manhã são:

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile