Qual é o menu? Saiba como é a alimentação dos astronautas no espaço
Para que uma missão espacial dê certo, muitos fatores estão envolvidos — inclusive a alimentação dos astronautas. As dietas são planejadas com muita antecedência, podendo ser organizadas em meses ou até anos por equipes multidisciplinares que envolvem nutricionistas, médicos e engenheiros.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Antes, durante e após a missão, cada passo é pensado para manter a saúde física e mental dos tripulantes em um ambiente completamente diferente e hostil do habitual ao corpo humano: o espaço.

Além de cumprir uma necessidade biológica, a comida no espaço tem papel emocional importante. Em um ambiente isolado e estressante, a alimentação pode se tornar um refúgio essencial para lidar com a saudade da Terra.
Afinal, como é a alimentação dos astronautas?
A rotina alimentar dos astronautas se inicia ainda em solo. Antes do lançamento da missão, os viajantes recebem uma dieta rica em proteínas com grandes quantidades de ferro, cálcio, vitamina D e antioxidantes. O objetivo é fortalecer os ossos e músculos para preparar os tripulantes para a ausência da gravidade.
Durante a missão, há uma mudança drástica. Os alimentos precisam ser processados de forma segura, para garantir segurança microbiológica e estabilidade nutricional. Eles são desidratados, liofilizados ou termoestabilizados – ou seja, aquecidos a altas temperaturas e depois embalados à vácuo para conservação. Para consumi-los, basta reidratá-los com água quente e aquecê-los nos pequenos fornos disponíveis à bordo.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.