Dentre muitas coisas que uma pessoa pode se orgulhar da nação onde ela vive, uma delas é a culinária. Pensando nisso, quando se trata da gastronomia brasileira, o país é rico em vasta diversidade. Não é atoa que quatro pratos brasileiros estão eleitos entre os 100 melhores pratos do mundo, segundo o site TasteAtlas. A picanha brasileira, ficou eleita em primeiro lugar ganhando de vários pratos mundiais. Veja a lista abaixo.
Segundo a plataforma, a picanha, um dos cortes mais queridos do churrasco brasileiro, conquistou o 1º lugar na lista, que é baseada na votação popular internacional de ingredientes, pratos e bebidas. O Brasil também aparece no ranking com o vatapá, na 16ª posição, escondidinho em 58° e tutu de feijão em 93°na lista.
Veja o ranking completo que tem a picanha como melhor prato do mundo
Além dos quatro pratos brasileiros eleitos, muitas receitas tradicionais e conhecidas também foram ranqueadas na lista, como o prato francês Châteaubriand (um bife de lombo de vitela, muito grosso, assado na grelha, de cor rosada no interior e servido acompanhado de legumes verdes) eleito em 24° e o famoso Tacos gobernador mexicano em 40°. Para conferir a lista completa dos 100 melhores pratos do mundo, basta clicar neste link.
O que faz da picanha um sucesso mundial?
A picanha é um corte típico do Brasil e da América do Sul, localizado na parte traseira da vaca, acima do traseiro. Este corte triangular é conhecido por sua espessa camada de gordura, que confere suculência e um sabor inigualável à carne. Para muitos, a gordura, com cerca de 1 cm de espessura, é um dos segredos para o sucesso desse prato. Durante o cozimento, os sucos da gordura penetram na carne, intensificando seu sabor e mantendo a suculência.
Conheça um pouco sobre os pratos brasileiros eleitos
Picanha
A picanha é um corte fresco de carne bovina especialmente popular e valorizado no Brasil. Este corte está localizada na parte traseira do animal, acima do lombo, onde fica sob uma capa de gordura.
Amplamente utilizam-na para churrasco – primeiro grelham a carne e depois a fatiam do espeto. Este corte possui pouca gordura intramuscular, por isso devem cozinhá-lo perfeitamente para não ficar duro. No Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias apresentam picanha em seus menus.
Vatapá
Rico, substancial e com sabor tropical – o vatapá é um dos pratos mais famosos do Brasil. É um prato principal que combina pão amanhecido, peixe (geralmente bacalhau), camarão, leite de coco, farinha de mandioca, óleo de dendê e castanhas de caju.
Geralmente, o vatapá é consumido com arroz branco ou como recheio para acarajé, outro prato popular brasileiro. De cor amarela vibrante, o vatapá é uma especialidade da Bahia, estado no litoral nordeste do Brasil, fortemente influenciado pelos africanos ocidentais trazidos como escravos.
Escondidinho
Escondidinho é uma caçarola tradicional brasileira. Pode ser feito com uma variedade de ingredientes – carne bovina, frango, peixe, porco ou camarão. O original é chamado de escondidinho de carne seca, feito com uma combinação de carne seca e purê de batatas.
Cozinham a carne seca com tomates, cebolas, alho e vários temperos. Colocam-na em um prato de forno, cobrem com purê de batatas e frequentemente com queijo ralado. A combinação é assada no forno até ficar dourada por cima. O nome do prato significa “pequeno escondido”, referindo-se à carne escondida sob uma camada de purê de batatas.
Tutu de feijão
Tutu de feijão é um prato tradicional brasileiro originário da região de Minas Gerais. Fazem o prato com uma combinação de feijão batido (tradicionalmente feijão preto) e farinha de mandioca, usada como agente espessante. Outros ingredientes usados no prato incluem cebolas, alho, azeite, salsa e folhas de louro.
Embora muitas variações do prato existam, geralmente servem-no acompanhado de linguiça de porco, arroz, ovos ou, às vezes, couve.
O TasteAtlas
Usuários do site, que não são profissionais ou especialistas em gastronomia, realizam a classificação ao atribuir pontuações a pratos típicos de diversas partes do mundo, variando de 0,5 a 5 estrelas. Utilizam o conjunto desses dados para formar as médias das pontuações.