Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2025

Quem é a mulher que matou o marido em SC e congelou o corpo em freezer


Por Agência Estado Publicado 02/06/2025 às 18h43
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução

A professora de Santa Catarina que matou o marido e escondeu o corpo dentro de um freezer, na cidade de Lacerdópolis, interior do Estado, voltou a ser presa neste final de semana após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Cláudia Fernanda Tavares respondia o processo em liberdade desde 2023 – o caso aconteceu em novembro de 2022, quando ela tinha 40 anos. Em vídeo postado nas redes antes da prisão, ela disse que respeitaria a determinação do Judiciário.

“Como da outra vez eu me entreguei, essa vez eu também vou me entregar. Que a Justiça seja feita”, disse a professora na postagem.

Na sequência, o advogado que a representa, Matheus Molim, afirma que vai recorrer da decisão, e diz que Cláudia foi vítima de violência doméstica praticada por 20 anos pelo ex-marido, o motorista Valdemir Hoeckler, de 52 anos. “Ela precisou matar para não morrer”, diz o defensor.

Procurado para comentar a decisão, o Superior Tribunal de Justiça disse que o caso tramita em segredo de Justiça e que, por esse motivo, não poderia prestar mais informações.

O crime foi cometido em novembro de 2022. De acordo com a polícia, Cláudia sedou o marido para poder amarrá-lo pelos pés e pelas mãos. Na sequência, ela usou uma sacola para asfixiá-lo.

Ela escondeu o corpo do ex-marido em um freezer e acomodou refrigerantes em cima do cadáver para que Valdemir não fosse encontrado. Cláudia acabou confessando o crime e se entregou à polícia.

Em depoimento, a professora afirmou que, durante os 20 anos de relacionamento com o motorista, sofreu muitas humilhações e era constantemente agredida. Os dois tiveram uma filha no início do relacionamento.

Após se entregar, Cláudia teve a prisão temporária decretada e foi levada para um presídio feminino. Em agosto de 2023, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina concedeu à professora o direito de responder o processo em liberdade mediante o cumprimento de medidas cautelares.

Na época, ela usou as redes sociais para comemorar a sua soltura: “Alegria que não cabe no peito e ainda não consigo acreditar que estou ao lado do meu tesouro mais precioso, minha filha.”

O Ministério Público, no entanto, recorreu ao STJ para que Cláudia Fernanda voltasse à prisão e o pedido foi acatado.

A defesa diz que vai recorrer da decisão. O advogado Matheus Molim afirma que Cláudia cumpriu todas as medidas cautelares impostas pela Justiça, como usar tornozeleira eletrônica durante o período de 90 dias, comparecer presencialmente ao Fórum todos os meses e procurar um emprego lícito.

“Cláudia nunca, nunca se eximiu da Justiça”, afirma Molim. “Mas, sim, busca incansavelmente mostrar a sua história e comprovar, seja por prova testemunhal ou por prova documental, que sofreu violência doméstica durante 20 anos de relacionamento e que, infelizmente, precisou matar para não morrer.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Exército de réus e tipificação defasada ajudaram a enterrar maior processo contra Marcola e PCC


A combinação de um grande volume de réus e de uma denúncia oferecida com base em uma legislação defasada para…


A combinação de um grande volume de réus e de uma denúncia oferecida com base em uma legislação defasada para…

Geral

MPF pede suspensão de pedágio free flow na Dutra


A Procuradoria da República em São Paulo entrou com uma ação civil pública para suspender o sistema automático de pedágio…


A Procuradoria da República em São Paulo entrou com uma ação civil pública para suspender o sistema automático de pedágio…

Geral

Influenciadora relata furto na Zara do shopping Higienópolis


Raíra Venturieri, influenciadora com mais de 115 mil seguidores nas redes sociais, relatou ter sido vítima de um furto dentro…


Raíra Venturieri, influenciadora com mais de 115 mil seguidores nas redes sociais, relatou ter sido vítima de um furto dentro…