Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Quem é o youtuber proibido de frequentar aulas por dois meses na universidade


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 16/12/2024 às 16h17
Ouvir: 00:00

Proibido de frequentar duas disciplinas do curso de História da Universidade de Brasília (UnB), o youtuber Wilker Leão de Sá coleciona polêmicas envolvendo gravações para a rede social.

image
Foto: Reprodução

Em 2022, Wilker Leão virou notícia nacional ao provocar o então presidente Jair Bolsonaro (PL) na saída do Palácio da Alvorada. Na ocasião, chamou Bolsonaro de “tchutchuca do Centrão”, “covarde”, “safado” e “vagabundo”. Ele foi empurrado e caiu no chão. O então presidente saiu do carro que estava e tentou pegar o celular do youtuber, que correu.

O youtuber produz vídeos nos quais questiona e provoca pessoas em manifestações políticas e na universidade. Ele tem 885 mil seguidores no site.

Wilker Leão é advogado com inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF). Ele disse que se matriculou no curso de História da UnB “justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias”. “Combater isso é o meu principal objetivo dentro da universidade federal”, afirmou.

Nos últimos meses, o youtuber foi acusado por alunos e professores da UnB de gravá-los sem autorização e, a partir da publicação dos vídeos, provocar comentários ofensivos.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem mata agente penal e o filho de 4 anos em SP


Uma agente penal e o filho de quatro anos foram mortos na noite desta quinta-feira, 18, em Cidade Líder, na…


Uma agente penal e o filho de quatro anos foram mortos na noite desta quinta-feira, 18, em Cidade Líder, na…

Geral

Geraldinho, prefeito de Piedade, no interior de SP, morre aos 47 anos


O prefeito de Piedade, no interior de São Paulo, Geraldo Pinto de Camargo Filho (PSD), conhecido como Geraldinho, morreu na…


O prefeito de Piedade, no interior de São Paulo, Geraldo Pinto de Camargo Filho (PSD), conhecido como Geraldinho, morreu na…