Rabdomiólise: doença deixa urina preta e matou corredor em Caruaru

O corredor Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, morreu em Caruaru, no agreste de Pernambuco, em decorrência de uma lesão renal que deixa a urina preta. O caso ocorreu nesta quarta-feira, 24, enquanto Nascimento participava de uma prova — ele passou mal e foi encaminhado para o hospital.
Segundo o Hospital Regional do Agreste (HRA), o paciente morreu por rabdomiólise, doença que pode ser provocada por uma lesão muscular aguda causada pelo excesso de esforço físico. O principal sintoma é o tom escuro na urina.
A nefrologista Caroline Reigada, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), explica que treinos exagerados com cargas altas e execuções erradas podem causar destruição das fibras musculares.
“Conforme ocorre o dano, diversas substâncias são secretadas na corrente sanguínea, entre elas uma proteína chamada mioglobina, que pode danificar os rins. O reconhecimento e tratamento imediatos da rabdomiólise são vitais, já que a doença grave pode estar associada a risco de morte por lesão renal aguda e desequilíbrios eletrolíticos”, afirma.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.