Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Raio cai e mata 17 bezerros em sítio no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 07/09/2022 às 15h54 Atualizado 20/10/2022 às 17h12
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução/Npdiário.

Um raio caiu no pasto do Sítio Dona Adélia, a 18km da zona urbana de Santo Antônio da Platina nesta terça-feira, 6. As mortes de 17 bezerros foram imediatas- veja o vídeo abaixo.

O dono da propriedade disse ter sido surpreendido com o fato, nunca antes acontecido. Os animais tinham acabado de serem desmamados e o prejuízo chegou a R$ 35 mil.

O veterinário Alexadre Levati afirmou que o fato é raro, mas acontece quando há temporais em duas mais frequentes situações.

A primeira debaixo de árvores (galhos verdes molhados são fortes condutores de energia elétrica e causam fuga de energia e descarga). A segunda, as cercas galvanizadas,  também propagadoras.

Edson Bandeira, gerente regional da Copel, assinalou que a corrente elétrica se propaga como onda de tensão causando a chamada diferença de potencial, ou seja “a corrente do Ponto A é diferente do Ponto B, e aí a energia passa pelo corpo do animal, e de quatro patas ainda c0m mais potência…A eletricidade sempre busca a terra”, explicou.

O raio é um fenômeno causado por uma descarga elétrica entre duas nuvens (o que é mais comum) ou entre uma nuvem e o solo. Essas nuvens são normalmente do tipo cúmulo-nimbo – verticalmente mais extensas.

É formado a partir da eletrização de nuvens muito altas, que pairam a cerca de 4 km do solo e chegam a possuir 12 km de espessura. O movimento intenso de massas de ar no interior das nuvens gera atrito entre moléculas de água e gelo, causando a eletrização da nuvem, que terá as cargas elétricas separadas de modo que a sua base e o topo possuirão cargas elétricas de sinais opostos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Novo secretário de segurança de Nunes rejeita uso de câmeras corporais na GCM


Recém-empossado secretário de Segurança Urbana da capital paulista, Orlando Morando (sem partido) rejeita o uso de câmeras corporais pela Guarda…


Recém-empossado secretário de Segurança Urbana da capital paulista, Orlando Morando (sem partido) rejeita o uso de câmeras corporais pela Guarda…

Geral

Prefeito do Guarujá desafia virose e bebe água do mar em meio à onda de contaminação


O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), publicou um vídeo nas redes sociais mergulhando e também tomando a água do…


O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), publicou um vídeo nas redes sociais mergulhando e também tomando a água do…